Treinamento funcional em empresas: por que vale a pena investir?

Sabe-se que a prática de exercícios físicos faz muito bem à saúde. Mas você já parou para pensar sobre a importância dessas atividades dentro do ambiente organizacional? Investir nessa estratégia é uma ótima forma de melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos seus funcionários. Sabendo disso, neste post, vamos falar sobre uma ótima opção para sua empresa: o treinamento funcional.

Combinando atividades aeróbicas com exercícios de força, equilíbrio e agilidade, essa modalidade é nova no mercado e está conquistando espaço dentro das organizações devido aos seus incontáveis benefícios. Ficou curioso? Continue a leitura e descubra por que apostar nesse tipo de prática.

O que é o treinamento funcional em empresas?

O treinamento funcional é uma sequência de exercícios reproduzidos sistematicamente, também chamados de circuitos. São saltos, agachamentos, arremessos, puxadas e corridas que utilizam o corpo como ferramenta para produzir movimentos eficientes, trabalhando-o de maneira global.

O objetivo da prática é melhorar a performance física da pessoa e prevenir lesões que podem surgir na rotina de trabalho. O processo é de aprendizado contínuo, com novos desafios e busca por evolução constante.

Que benefícios essa estratégia proporciona?

A seguir, elencamos quais são as principais vantagens de aplicar o treinamento funcional dentro da sua empresa.

Promove qualidade de vida

Os exercícios executados no treinamento funcional garantem uma vida mais saudável ao praticante, com menor incidência de obesidade, lesões e doenças. Isso é muito importante para o ambiente corporativo, pois reduz o número de faltas e afastamentos por problemas de saúde que afetam a sua produtividade.

Além disso, a prática de exercícios físicos também serve como uma terapia, visto que os trabalhadores  relaxam e liberam a ansiedade e o estresse desenvolvidos por causa do serviço enquanto correm, saltam e realizam os movimentos recomendados.

Trabalha a consciência corporal

Outro benefício do treinamento funcional envolve melhorias em entender e identificar o corpo por meio dos movimentos, o que é conhecido como consciência corporal. Ou seja, o indivíduo vai estabelecer uma comunicação mais eficiente entre o mundo exterior, a posição do seu corpo, seus movimentos e sentidos, o que também previne lesões e doenças.

Os exercícios do circuito mexem com as mais diversas musculaturas do corpo, o que ajuda no desenvolvimento de maior consciência sobre ele. Por serem progressivos, eles estimulam que o indivíduo esteja sempre focado em executar o movimento com harmonia e perfeição.

Representa um baixo custo para a empresa

Ter uma academia no ambiente de trabalho pode custar bem caro, ao considerar o investimento em equipamentos e espaço físico que precisa ser feito.

Com o treinamento funcional, porém, esses gastos são reduzidos de maneira significativa. Isso porque a maioria dos exercícios exige apenas o movimento do corpo ou acessórios simples, como um halter, corda ou elástico, e podem ser feitos até mesmo ao ar livre.

Como o treinamento funcional pode ser feito?

Com foco em corrigir movimentos e posturas, além de prevenir lesões, bastam alguns minutos por dia de treinamento funcional para as equipes sentirem sentirem seus benefícios e por isso, pode fazer uma grande diferença na sua empresa. Com exercícios simples, rápidos e que não exigem equipamentos caros, fica fácil garantir mais saúde para os seus colaboradores, o que reflete diretamente no aumento da produtividade e lucratividade do negócio.

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter para receber conteúdos sobre bem-estar e qualidade de vida diretamente no seu e-mail. Você também pode enviar por e-mail para algum colega que você acredita que possa se interessar pelo tema.