Ambiente de trabalho e produtividade: entenda a relação

O ambiente de trabalho tem influência direta, positiva ou negativamente, na saúde física e mental dos colaboradores. Casos de depressão e estresse que estão ligados à qualidade de vida no trabalho aumentam em todo o mundo.

A OIT (Organização Internacional de Saúde) aponta que as medidas tomadas pelas empresas para manter a saúde no ambiente de trabalho são importantes investimentos. Por isso, é preciso entender melhor a relação ambiente de trabalho e produtividade.

Afinal, um ambiente mais agradável, bem equipado e sob a liderança de um profissional envolvido com as rotinas da organização favorece a produtividade e a retenção de talentos. Continue a leitura e entenda a relação entre ambiente de trabalho e produtividade a partir de diferentes fatores.

Estrutura

O ambiente de trabalho precisa oferecer o necessário para que seus colaboradores cumpram com suas responsabilidades, como mobiliário, maquinário, matéria-prima e acesso às informações e aos projetos.

Para um profissional que passa a maior parte do dia digitando, por exemplo, o básico seria oferecer uma cadeira com características ergonômicas, como apoios reguláveis para costas e braços. Caso contrário, ele sentirá desconfortos e até dores.

Ruído

Muitas empresas desejam ter um ambiente de trabalho mais colaborativo e, para tal, eliminam barreiras físicas como portas e paredes. No entanto, há setores que precisam de mais silêncio do que outros.

Conversas, telefones tocando, muita circulação de pessoas e outros sons podem desconcentrar os profissionais. Nesse aspecto, é fundamental estabelecer uma política de boa convivência entre todos e ter espaços mais reservados para trabalhar.

Clima organizacional

Poucos profissionais conseguem se concentrar em um ambiente cheio de fofocas, especulações, competitividade e outros comportamentos nocivos, como o assédio moral. Eles revelam um sério problema de clima organizacional.

Para melhorar a relação ambiente de trabalho e produtividade, você deve promover um clima mais amigável, colaborativo e voltado aos propósitos da organização. Identifique as causas desses comportamentos e procure diminuí-las ao máximo e, se possível, eliminá-las. 

Relações interpessoais

Como é o processo de comunicação em sua empresa? Se os colaboradores têm medo de falar com os líderes, algo de errado está acontecendo. Para que todos alcancem os objetivos da organização, é preciso que a comunicação funcione bem!

Estimule relações interpessoais entre seus colaboradores e demonstre disponibilidade para dar e receber feedbacks. Oriente sua equipe e não se coloque em uma posição de superioridade, pois isso afasta os profissionais.

Estilo de liderança

Seu estilo de liderança também contribui com a produtividade dos colaboradores. Se ele é do tipo autoritário, no qual você não ouve o que é dito pelos profissionais e a única opinião válida é a sua, a produtividade tende a ser menor.

Cada profissional que faz parte de sua equipe se preparou para estar lá e foi contratado para contribuir com o futuro da organização. Se essas pessoas não têm vez e voz, elas são desestimuladas a ser criativas e inovadoras.

Observe que a relação entre ambiente de trabalho e produtividade vai muito além de salário ou pacote de benefícios. Diferentes fatores contribuem com ela, e você, como líder, precisa conhecê-los para buscar uma constante evolução.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais. Marque seus colegas que também são líderes e mostre a importância de conhecer e saber lidar com cada um dos fatores do ambiente de trabalho que influenciam a produtividade de suas equipes.