Psicologia Ocupacional: O que é e por que tão importante?

A psicologia ocupacional é uma área da psicologia que estuda as relações entre o trabalho e a saúde mental dos trabalhadores.

Ela busca promover o bem-estar, a satisfação e a produtividade no ambiente laboral, além de prevenir e tratar os problemas psicológicos relacionados ao trabalho.

Como estresse, ansiedade, depressão, burnout, entre outros.

Quer entender mais sobre sua importância e como aplicar no seu local de trabalho? Acompanhe neste conteúdo.

O que é psicologia ocupacional

A psicologia ocupacional utiliza técnicas e ferramentas da psicoterapia para avaliar, intervir e acompanhar os trabalhadores em suas atividades profissionais.

Leva em consideração as características individuais e coletivas, as demandas e os recursos do trabalho.

E os fatores sociais e organizacionais que influenciam o desempenho e a saúde mental.

Como funciona a psicologia ocupacional?

A psicologia ocupacional pode atuar em diferentes níveis e contextos de trabalho, desde a seleção e o treinamento de pessoal.

Até a elaboração e a implementação de políticas e programas de saúde ocupacional.

Algumas das principais funções da psicologia ocupacional são:

  • Realizar diagnósticos e avaliações psicológicas dos trabalhadores, identificando suas potencialidades, dificuldades, expectativas e necessidades;
  • Oferecer orientação, apoio e acompanhamento psicológico aos trabalhadores, individualmente ou em grupo, visando o desenvolvimento pessoal e profissional, a resolução de conflitos, a adaptação às mudanças e a melhoria da qualidade de vida;
  • Desenvolver e aplicar intervenções psicoeducativas, preventivas e terapêuticas para promover a saúde mental dos trabalhadores, prevenir e reduzir os riscos psicossociais do trabalho, como assédio moral, violência, discriminação, etc., e favorecer o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal;
  • Realizar pesquisas e estudos sobre o comportamento humano no trabalho, analisando os fatores que afetam a motivação, o engajamento, a criatividade, a liderança, o clima organizacional, etc;
  • Assessorar e capacitar os gestores e os demais profissionais envolvidos na gestão de pessoas, fornecendo subsídios teóricos e práticos para a tomada de decisões, o planejamento de ações e a avaliação de resultados.

Qual é a importância da psicologia do trabalho?

A psicologia do trabalho é uma área fundamental para o sucesso das organizações e para a saúde dos trabalhadores.

Ela contribui para:

Medidas de controle de riscos

A psicologia do trabalho ajuda a identificar e a controlar os riscos psicossociais do trabalho, que são aqueles que podem afetar negativamente a saúde mental dos trabalhadores.

Como excesso de carga de trabalho, falta de autonomia, conflitos interpessoais, insegurança no emprego, etc.

Esses riscos podem gerar consequências graves para os indivíduos e para as organizações.

Por exemplo, como absenteísmo, turnover, baixa produtividade, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, etc.

Orientação de colaboradores e gestores

A psicologia do trabalho orienta os colaboradores e os gestores sobre como lidar com as situações de trabalho de forma saudável e eficiente.

Oferece estratégias para melhorar a comunicação, relacionamento interpessoal, gerenciamento do tempo, manejo do estresse, resiliência entre outras habilidades nas equipes.

Ela também auxilia na definição de metas claras e realistas.

Além do reconhecimento do desempenho, na participação nas decisões, na valorização da diversidade, na promoção da aprendizagem contínua, entre outros.

Mediação de conflitos

A psicologia do trabalho media os conflitos que podem surgir no ambiente laboral, entre colegas, entre subordinados e superiores e entre equipes.

Busca compreender as causas, os interesses e as emoções envolvidas nos conflitos, e facilitar o diálogo, a negociação e a cooperação entre as partes, buscando soluções satisfatórias e pacíficas para todos.

Qualidade de vida no trabalho

A psicologia do trabalho promove a qualidade de vida no trabalho, que é o grau de bem-estar e satisfação.

Focando no que os trabalhadores experimentam em suas atividades profissionais.

Sua função é criar condições de trabalho que sejam adequadas, seguras, confortáveis e estimulantes para os trabalhadores, respeitando suas necessidades, expectativas e valores.

Ainda incentiva os trabalhadores a adotarem hábitos saudáveis de vida, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, lazer e descanso.

Por fim, pode auxiliar os trabalhadores que sofrem de alguma incapacidade física ou mental decorrente do trabalho, como lesões, doenças, transtornos, entre outras condições.

Ela pode orientá-los sobre os seus direitos e deveres, como solicitar benefícios por incapacidade, como se reintegrar ao trabalho, como se adaptar às novas condições de trabalho.

Também pode oferecer apoio psicológico para lidar com as dificuldades emocionais que podem surgir nesse processo, como frustração, medo, angústia e baixa autoestima.

Telemedicina e Psicologia ocupacional

A telemedicina é o uso de tecnologias de informação e comunicação para prestar serviços de saúde à distância.

Permite que os profissionais de saúde possam atender os pacientes sem a necessidade de deslocamento físico, ampliando o acesso e a qualidade dos serviços de saúde.

A psicologia é uma das áreas que mais se beneficiam da telemedicina, pois permite que os psicólogos possam oferecer seus serviços online, como consultas, avaliações, orientações e intervenções.

As consultas com psicólogo online tem diversas vantagens, como:

  • Maior comodidade e flexibilidade para os pacientes e para os psicólogos, que podem escolher o horário e o local mais adequados para o atendimento;
  • Maior alcance e inclusão para os pacientes que vivem em locais remotos, que têm dificuldade de locomoção ou que não encontram psicólogos disponíveis em sua região;
  • Maior privacidade e confidencialidade para os pacientes que preferem manter o anonimato ou que se sentem mais à vontade em um ambiente familiar;
  • Maior economia de tempo e dinheiro para os pacientes e para os psicólogos, que evitam gastos com transporte, estacionamento e aluguel de consultório..

Uma das formas de acessar a psicologia online é através de plataformas especializadas, que conectam pacientes e psicólogos de forma rápida, fácil e segura.

Procura as soluções que mais atendam às suas necessidades, consultando recursos como os profissionais da plataforma, valores e quais convênios atende.

Conclusão

Vimos que a psicologia ocupacional é uma área da psicologia que visa melhorar a saúde mental dos trabalhadores e o desempenho das organizações.

Atua em diversos aspectos do trabalho, como a prevenção e o tratamento dos riscos psicossociais, a orientação e o apoio aos colaboradores e gestores, a mediação dos conflitos, a promoção da qualidade de vida no trabalho, etc.

Em conjunto com a telemedicina que é uma ferramenta que facilita o acesso aos serviços de psicologia online.

Permite aos trabalhadores cuidar da sua saúde mental sem sair de casa ou do trabalho.

Busque opções que atendam suas necessidades e deixe o ambiente de trabalho mais agradável.

Para que todos os colaboradores e lideranças tenham um bom desempenho, com bem-estar mental.