Como lidar com ansiedade no trabalho? Saiba aqui!

A cada dia, é maior o número de pessoas que sofrem com os sintomas do estresse e da ansiedade. Muito disso acontece devido ao estilo de vida que levamos atualmente, em que as horas do dia não parecem ser suficientes para todas as tarefas que temos que cumprir. No ambiente ocupacional isso não é diferente e os índices de ansiedade no trabalho são crescentes e assustadores.

Nesse contexto, saber como lidar com um funcionário ansioso e reduzir esse problema é um dos grandes desafios de todas as empresas. Para isso, é preciso investir em algumas estratégias que modificam o clima organizacional e promovem um ambiente mais leve e propício para que cada colaborador desempenhe a sua função com equilíbrio, livre do estresse e da ansiedade.

Confira, a seguir, as medidas que elencamos como mais eficientes para amenizar a ansiedade no ambiente de trabalho.

Organize um ambiente mais disruptivo

Muito além da decoração e das cores da parede, um ambiente disruptivo é aquele que rompe com os padrões de seriedade característicos do trabalho e promove um local descontraído para deixar a ansiedade de lado.

Nele, o funcionário sente-se à vontade para mostrar quem é e abstrair das suas responsabilidades. Como bônus, esse local também promove o crescimento por meio da troca de experiências entre a equipe.

Um bom exemplo de ambiente disruptivo é uma sala de jogos e descanso, na qual os funcionários podem relaxar e fugir um pouco da rotina estressante que promove a ansiedade.

Evite ruídos no trabalho

Ruídos ocupacionais são uma das principais causas de estresse no dia a dia de trabalho. Além de atrapalhar a produtividade do colaborador, eles perturbam a mente e podem, inclusive, desencadear problemas de saúde.

Para minimizar esse problema é preciso investir em técnicas que promovam isolamento acústico. As principais fontes de ruídos são sempre as máquinas industriais e, conforme o ambiente de trabalho e a função do colaborador, é possível aplicar as seguintes estratégias:

  • enclausuramento acústico: a máquina que produz ruídos é confinada;
  • cabine acústica: o operador do equipamento fica isolado;
  • barreira acústica: anteparos são instalados ao redor das fontes de ruídos.

Realize dinâmicas de grupo

Promover a integração entre os membros da equipe é fundamental para melhorar o relacionamento entre os funcionários e proporcionar um ambiente mais leve e menos estressante.

As dinâmicas são ótimas aliadas nesse quesito. Com elas é possível descontrair e conhecer melhor um indivíduo, saber quais são as suas características, qualidades e dificuldades — competência essencial para saber como lidar com cada pessoa.

Faça ginástica laboral

Aplicar a ginástica laboral na sua empresa é uma das melhores estratégias para melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Aliás, a simples pausa por alguns minutos na rotina laboral já é suficiente para controlar o estresse e a ansiedade no trabalho.

Assim, a hora dos exercícios resultam em benefícios para o corpo, como prevenção de lesões por movimento repetitivo, e também contribuem diretamente para o equilíbrio psicológico e emocional dos funcionários.

Cuidar da saúde do trabalhador é muito importante para a sua empresa, sendo o verdadeiro segredo para o aumento da produtividade e dos lucros e para o crescimento no mercado. Por isso, não encare a ansiedade no trabalho como um fator irrelevante. Invista nas medidas que citamos e comece a usufruir dos benefícios de contar com colaboradores menos estressados agora mesmo!

Nosso artigo foi interessante para você? Então, assine a nossa newsletter e receba, diretamente em sua caixa de entrada, conteúdos exclusivos sobre saúde ocupacional! Não perca a oportunidade de se manter sempre atualizado!