Saiba como melhorar a gestão de saúde corporativa da sua empresa


A gestão de saúde corporativa é essencial para garantir a produtividade dos colaboradores de uma empresa. Todavia, são inúmeras as companhias que não adaptam seus espaços a longas jornadas ou amenizam o efeito de trabalhos repetitivos — o que pode prejudicar bastante a saúde, o bem-estar e a atenção dos funcionários.

Por isso, é muito importante que as organizações invistam na qualidade de vida de suas equipes tanto dentro quanto fora do ambiente corporativo. Neste artigo, vamos explicar quais adaptações e medidas podem ser tomadas na empresa para melhorar a saúde dos funcionários.

Ficou interessado? Continue a leitura e confira nossas dicas!

Confira 5 boas práticas para melhorar a gestão de saúde corporativa

Algumas medidas muito simples podem ser suficientes para melhorar os hábitos de vida dos funcionários da empresa e garantir a eles mais conforto durante as horas de trabalho. Acompanhe os tópicos abaixo!

1. Estimule a ginástica laboral

ginástica laboral consiste em uma série de exercícios de alongamento, relaxamento, coordenação motora e fortalecimento muscular. A prática é conduzida por um profissional treinado e realizada em diferentes departamentos da companhia durante intervalos na jornada de trabalho.

O propósito desses exercícios é evitar casos de Lesão por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.

2. Incentive a prática esportiva

Incentivar a prática de esportes é outra forma de promover a saúde corporativa. Para tanto, a companhia pode organizar maratonas ou competições amigáveis entre os funcionários, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida de cada um deles também fora do ambiente organizacional.

Além disso, ações do tipo promovem uma maior interação entre os colegas de trabalho e têm tudo para melhorar o relacionamento entre eles!

3. Ofereça planos de saúde

Oferecer um plano de saúde para os funcionários é uma ótima maneira de estimular check-ups periódicos e prevenir doenças. Além disso, os colaboradores se sentirão muito mais protegidos e satisfeitos por trabalharem na empresa, o que melhora o rendimento de toda a equipe.

Portanto, é interessante buscar por convênios parceiros para os membros do time — os planos coletivos saem muito mais em conta do que as modalidades individual ou familiar.

4. Invista em programas de prevenção

Apostar em campanhas preventivas é mais uma estratégia para garantir que a saúde dos colaboradores permaneça em dia. Para tanto, é recomendado distribuir materiais educativos para os funcionários, a exemplo de panfletos, cartazes, e-mails e flyers.

Além disso, a empresa pode promover palestras com especialistas sobre boas práticas de prevenção e saúde durante o expediente, assim como elaborar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) — indispensável para evitar intercorrências ocupacionais que podem ser muito prejudiciais à saúde.

5. Faça uma análise ergonômica

Análise Ergonômica do Trabalho (AET) prevê as condições ideais para os funcionários, avaliando pontos tais como:

  • mobília;
  • transporte e levantamento de carga;
  • organização do trabalho;
  • equipamentos;
  • níveis de ruído;
  • iluminação;
  • conforto térmico;
  • temperatura, umidade e velocidade do ar.

Com essa avaliação, a companhia pode implementar todas as melhorias necessárias para oferecer um ambiente de trabalho mais seguro a seus colaboradores, contribuindo para o bem-estar, a saúde e um melhor desempenho de suas funções.

Entenda a importância de investir na saúde corporativa

Existem alguns resultados muitos positivos que são conquistados por toda empresa que investe na gestão da saúde corporativa. A seguir, separamos os mais importantes deles.

Redução de afastamentos

Uma organização que investe na saúde e no bem-estar de seus colaboradores evita que eles adoeçam por motivos ligados ao trabalho. Alguns exemplos são:

  • estresse do dia a dia;
  • a ansiedade;
  • a pressão da chefia para bater metas;
  • a competitividade entre funcionários ou lesões físicas, sejam elas causadas por esforço repetitivo ou acidentes laborais.

Como as pessoas que trabalham em uma empresa comprometida em fazer esse tipo de investimento são mais saudáveis, há uma redução significativa dos índices de afastamentos e faltas no expediente. Isso afeta de forma muito positiva a produtividade de todo o negócio.

Um funcionário que faz parte de uma organização que aplica medidas de saúde corporativa apresenta muito mais chances de permanecer ligado ao negócio por um período maior de tempo. Como resultado, a rotatividade de colaboradores e os gastos produzidos por contratações ou demissões entre a equipe são reduzidos.

Aumento da produtividade

Como já foi citado, aplicar programas de saúde corporativa na empresa é essencial para melhorar a produtividade dos funcionários. Isso porque eles passam a desempenhar suas atividades de forma mais satisfatória.

Assim, o negócio é completamente beneficiado por essas medidas, visto que mais produtos e serviços de qualidade podem ser ofertados ao cliente. Como consequência, é possível perceber uma elevação de seus lucros como um todo.

Melhoria do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho formado por funcionários em pleno bem-estar e qualidade de vida é muito mais saudável, o que cria um ciclo de harmonia entre todos os colaboradores. Vale ressaltar que a equipe passa muitas horas de seus dias na empresa — a qual se torna praticamente sua segunda casa.

Assim, o clima organizacional está relacionado à saúde psicológica e interfere diretamente na hora em que o colaborador precisa desempenhar seu papel com eficiência. Por isso, investir em gestão de saúde corporativa deve ser prioridade para garantir que todos os integrantes da organização estejam 100% aptos emocionalmente para realizarem seus trabalhos da melhor maneira possível.

Veja os principais motivos para contar com uma empresa especializada

Você sabe como implementar ações de gestão de saúde corporativa em um negócio? Nesse processo, contar com uma companhia especialista no assunto pode ajudar bastante e é sempre a melhor opção para atingir a excelência.

Tais empresas oferecem serviços que proporcionam qualidade de vida e bem-estar para os trabalhadores, com base especialmente na saúde preventiva. Assim, você terá uma equipe habilitada para realizar atividades que favoreçam os funcionários e implementar medidas fundamentais à gestão de saúde corporativa, como:

  • ginástica laboral;
  • academia corporativa;
  • análise ergonômica e SIPAT.

E aí, ficou interessado em obter a ajuda de uma empresa especialista no assunto? Entre em contato conosco agora mesmo e promova as melhores ações de saúde para os trabalhadores!

Powered by Rock Convert

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *