Ginástica laboral: 5 benefícios no ambiente de trabalho

Melhorar a performance de sua equipe e dos demais funcionários da empresa; aumentar a produtividade sem riscos para a qualidade de vida das pessoas; poder contar com a presença de todos em seus postos de trabalho, são algumas das suas metas? Para que isso aconteça e mantenha o bom clima no ambiente funcional, uma prática tem feito muito sucesso: a ginástica laboral.

Neste post, vamos mostrar os efeitos positivos dessa atividade nas diversas áreas da organização. Com certeza, isso o incentivará na adoção dessa prática. Boa leitura.

Adote a ginástica laboral e comemore os resultados

A rotina de trabalho sem intervalos ocasiona uma série de transtornos de ordem física e psicológica ao trabalhador. As exigências para o desempenho do indivíduo acabam deixando de lado os aspectos relacionados à sua saúde e seu bem-estar.

A adoção da ginástica laboral, além de oferecer um período de exercícios físicos e de relaxamento, que contribuem para o conforto de seus praticantes, pode diminuir os casos de afastamento por questões de saúde. Isso é possível através da aplicação de técnicas de alongamento, hábitos de respiração, reeducação da postura, controle e percepção do corpo e equilíbrio da musculatura.
Da análise preliminar à gestão do risco ergonômico em poucos cliques!

Conheça 5 benefícios da ginástica no local de trabalho:

1. Reduz o estresse

Com os exercícios para alongar e fortalecer a musculatura ocorre um abrandamento da ansiedade e dos conflitos provocados pelo envolvimento com o serviço realizado e exigência de bons resultados. A ginástica laboral atenua essa sobrecarga, alivia as dores musculares e promove uma descontração no ambiente e entre os colaboradores.

2. Previne lesões em longo prazo

A prática da ginástica previne a ocorrência das doenças laborais geradas pelo volume de trabalho, postura incorreta e movimentos recorrentes, como os distúrbios osteomusculares relacionados ao ofício e as lesões por esforço repetitivo.

3. Favorece a ergonomia e o bem-estar físico e mental

A ginástica laboral funciona como uma grande parceira da ergonomia no ambiente de trabalho por sua contribuição direta para que o funcionário obtenha os parâmetros físicos indispensáveis ao bom cumprimento de suas tarefas.

Ao promover uma melhor qualidade física e reduzir o estresse, também diminui as diversas inquietações emocionais e psicológicas. Com isso, restringe a ocorrência de casos de depressão e ansiedade e traz ótimos benefícios para o bem-estar mental.

4. Melhora a autoestima

Junto com os melhoramentos físicos, a ginástica assegura diversos benefícios psicológicos, entre eles, a melhoria da autoestima e da autoimagem.

5. Estimula a produtividade

Os intervalos para a prática dos exercícios da ginástica laboral durante a jornada de trabalho ampliam o foco do empregado. Dessa forma, mantém sua concentração, seu interesse em desempenhar suas funções e o comprometimento com a produtividade.

Como você acabou de ler, a ginástica laboral é um conjunto de atividades realizadas no local de trabalho, com a perspectiva de assegurar as condições físicas e mentais adequadas a todo o corpo funcional da companhia. Para implantá-la na sua corporação é recomendável contar com o suporte de profissionais experientes e reconhecidos no mercado. Assim, você evita os contratempos de uma decisão improvisada.

Para saber mais sobre esse assunto e outros temas relacionados à análise ergonômica, espaço de treinamento funcional, SIPAT e ações que incentivem seus funcionários na forma de trabalhar, é só assinar nossa newsletter.