Clima organizacional: como ele interfere na qualidade vida?

O clima organizacional é um padrão de crenças, conhecimentos e comportamento humano dentro de uma empresa. Esse conjunto de atitudes, valores e práticas que dependem diretamente da capacidade dos líderes em motivar os colaboradores são características fundamentais para o sucesso de uma organização.

A partir dessa cultura, a empresa se diferencia no mercado e ainda permite que o colaborador se sinta motivado por fazer parte de um time, o que reflete no aumento de produtividade e na valorização do trabalho.

No entanto, muitos gestores se perguntam como incentivar a melhoria do clima organizacional na empresa. Por isso, no artigo de hoje separamos algumas dicas para colocar em prática e aumentar a satisfação dentro da empresa. Vamos lá!

Realize pesquisas de feedback

Uma estratégia para melhorar o ambiente de trabalho deve, em primeiro lugar, partir de pesquisas de satisfação dos colaboradores. Com elas, é possível observar os pontos fracos e fortes do grupo e entender quais são as razões deles, para tornar a avaliação mais clara e a tomada de decisão mais acertada.

Essas pesquisas não necessariamente precisam ser em forma de questionário, isto é, o gestor pode optar por se aproximar dos colaboradores, fazer reuniões individuais ou por setor e se mostrar aberto às opiniões de todos.

Procure integrar os novos funcionários

Inserir o novo funcionário no clima organizacional é uma forma de incentivá-lo a se sentir parte da equipe. Dessa maneira, sempre que uma nova pessoa passar a integrar o time informe-a sobre os costumes e expectativas da empresa, a fim de gerar um senso de envolvimento.

Uma forma de fazer esse trabalho mais eficaz é separar assuntos pertinentes a esse funcionário e, assim, estabelecer um cronograma de boas-vindas, explicar sobre a trajetória da empresa e seus desafios, orientações sobre a rotina e os canais de comunicação disponíveis.

Crie uma cultura da empresa

A cultura de uma organização pode ser definida como um conjunto de valores compartilhados entre os integrantes da equipe e que a diferencia diante dos concorrentes.

Isso significa que ela determina a própria identidade e define as relações estabelecidas dentro do ambiente de trabalho. Dentro da cultura podemos ter tradições, hábitos, crenças e a forma com que os funcionários se relacionam entre si.

Quando se cria uma cultura organizacional, há um aumento do desempenho e também cresce a satisfação do funcionário em prestar serviço para a empresa.

Estabeleça metas viáveis

O estabelecimento de estratégias é o ponto de partida para diversas ações e projeção de propósitos da organização. Sendo assim, uma das principais estratégias de sucesso é propor metas viáveis, bem elaboradas e que sejam capazes de motivar todos os funcionários a alcançá-las.

Como vimos, ter um clima organizacional positivo é fundamental para estabelecer um sentimento de pertencimento e orgulho da empresa. Isso reflete em mais rendimento, mais retenção de talentos e, consequentemente, mais destaque no mercado. Outra forma de melhorar as métricas da organização é se basear na metodologia OKR (Objectives and Key Results), que parte de objetivos pontuais dentro de um período de tempo delimitado.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de conferir nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre a metodologia OKR.