Absenteísmo é a expressão usada para designar as faltas ou as ausências dos empregados ao trabalho e, ainda hoje, é um dos principais problemas das instituições públicas e privadas. Para evitar os inúmeros efeitos negativos que isso traz à empresa, é importante saber como fazer o controle de absenteísmo.
Neste artigo você verá as principais causas que levam às faltas e às ausências dos funcionários e, além disso, receberá algumas dicas para diminuir esse problema, que interfere diretamente nos lucros da empresa. Vamos lá?
As principais causas de faltas no ambiente de trabalho
Alguns autores enfatizam que o absenteísmo é determinado principalmente pelas condições de trabalho encontradas nas empresas. Veja abaixo quais são elas.
Organização e supervisão deficiente
A partir do momento em que a empresa não investe na comunicação interna entre seus colaboradores, essa situação se reflete no desempenho dos profissionais. Sem saber o que está ocorrendo dentro da própria organização, o funcionário sente-se perdido e desvalorizado, o que pode fazer com que ele procure por novas oportunidades.
Volume excessivo de trabalho
Quando a demanda é maior que o tempo disponível ocorre uma sobrecarga de trabalho, que pode causar estresse e problemas de saúde. Afinal, nesses casos, o colaborador não consegue ter disponibilidade para dar prosseguimento e resolver tudo o que precisa, causando desmotivação e afetando a sua satisfação pessoal.
Infraestrutura inadequada
Trabalhar em um local que não oferece condições adequadas é um ponto muito negativo. Os riscos ergonômicos prejudicam o negócio como um todo. O funcionário que trabalha e permanece sentado em frente ao computador pode ter problemas de saúde e precisar de afastamento para tratar possíveis doenças.
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a dor nas costas é a principal causa de afastamento do ambiente de trabalho. Os dados ainda indicam que fraturas no punho, na mão, no pé, no antebraço e na perna também estão no topo do ranking. Com isso, dá para imaginar a importância de oferecer um local adequado e seguro a todos.
Baixo reconhecimento
Se o funcionário não for reconhecido por suas conquistas do dia a dia, ele certamente ficará desmotivado — o que, como consequência, reduzirá a qualidade do trabalho realizado. Isso gera prejuízos financeiros, pois o colaborador sente que sua atuação dentro da organização não acrescenta ou contribui aos resultados positivos.
Além disso, outro problema é a alta rotatividade no ambiente organizacional, que afeta o negócio como um todo. O chamado turnover prejudica as equipes, que dependem do empenho de todos os colaboradores para realizar determinados projetos.
Outros pontos
Além dessas questões, outros pontos ainda podem contribuir para o afastamento. São eles:
- empobrecimento das tarefas;
- falta de motivação e estímulo;
- integração precária do empregado à organização;
- os impactos psicológicos de uma direção deficiente;
- incompatibilidade com a cultura organizacional;
- condições de trabalho prejudiciais à saúde.
Nos últimos 25 anos, a ausência por doença aumentou 30% em todos os países desenvolvidos. Isso implica não só em custos diretos, representados por auxílio-doença pago aos trabalhadores faltosos, mas também em gastos indiretos.
Esses gastos são representados pela diminuição da produção, redução da qualidade do produto, aumento do desperdício, diminuição da eficiência do trabalho, problemas administrativos e rebaixamento dos trabalhadores.
Dicas para diminuir as faltas e ter controle de absenteísmo
O problema do absenteísmo na maior parte das empresas está conectado à área de Gestão de Pessoas. Um estudo macroergonômico pode identificar, por meio de uma análise estatística, quais variáveis impactam o trabalho da equipe e uma análise ergonômica pode auxiliar na implantação das melhorias pela gestão participativa.
Programas na área de segurança do trabalho e com foco em ergonomia geram uma constante melhora no ambiente laboral. Além disso, a implementação de um sistema com uma boa vivência e comprometimento em todos os níveis da organização contribui de forma direta para o controle e a redução das taxas de ausências. Veja mais dicas!
Abra um canal de comunicação com os colaboradores
Qualquer empresa, para obter bons resultados, precisa contar com o empenho de seus colaboradores. Quando os times de trabalho não se sentem motivados para cumprirem com suas funções, começam a surgir os problemas relacionados à produtividade e à qualidade das entregas.
Uma excelente forma de pensar em como fazer o controle do absenteísmo é ter um olhar mais humano para cada um dos trabalhadores, abrindo um canal de comunicação que funcionará como uma via de mão dupla. Ou seja, a empresa deverá comunicar de forma clara e precisa o que ela espera dos times — que, por sua vez, também deve ter a chance de dizer o que pensam, quais são as suas necessidades e anseios.
Realize pesquisas de avaliação
Os questionários de avaliação interna são ferramentas poderosas e estratégicas. Eles servem de base para identificar e entender como os funcionários estão se sentindo dentro da corporação e com as ações executadas no dia a dia.
Com esses resultados, a empresa pode estruturar mudanças, de forma que os colaboradores sejam atendidos e passem a ter um ambiente de trabalho mais agradável. Se suas reclamações não forem alteradas, eles podem frustrar-se, o que gera desmotivação.
Ofereça planos de carreira
Como já mencionamos, umas das principais razões para os altos níveis de absenteísmo são a falta de motivação e integração do funcionário para com a organização e o cumprimento de suas funções. É claro que o objetivo de qualquer um que busca desenvolver sua carreira é trilhar uma trajetória de sucesso e, quando condições para que isso aconteça não são oferecidas a ele, problemas como os que falamos passam a afetar ambas as partes.
É justamente nesse sentido que os planos de carreira funcionam como uma excelente ferramenta para reter talentos e manter o controle do absenteísmo. Pense: se um colaborador entende que a empresa não oferecerá a ele chances para crescer e alcançar seus objetivos, ele certamente optará uma hora ou outra por se desligar.
O problema é que esse desligamento não acontece simplesmente do dia para a noite: ele se inicia com as faltas e atrasos frequentes, decorrentes da desmotivação do funcionário. Por outro lado, quando a empresa se propõe a oferecer um plano de carreira para cada um de seus colaboradores, é possível estabelecer um equilíbrio entre os interesses de ambos.
Assim, as expectativas do colaborador — como atingir um cargo de gestão, conquistar uma promoção etc. — são mapeadas e, a partir disso, o gestor consegue criar um plano de desenvolvimento para ele que seja compatível também com os recursos e objetivos da companhia.
Mantenha os colaboradores engajados
Quando a organização se relaciona com os trabalhadores de maneira eficaz, isso tende a deixar os funcionários produtivos. Nesse aspecto, é importante valorizar as conquistas e vitórias do dia a dia, o que mostra que o trabalho está sendo reconhecido.
Companhias que oferecem planos de carreira também são mais requisitadas. Afinal, nelas o funcionário sabe que pode desenvolver-se profissionalmente, incentivando-o a trabalhar com mais qualidade para ser promovido. Reuniões de feedback constantes também ajudam a contribuir para o crescimento profissional de cada um.
Invista em programas de saúde
Ofereça programas de saúde aos colaboradores — e mostre que a sua empresa se preocupa com o bem-estar mental e físico de todos. Quando isso acontece, eles passam a ter uma qualidade de vida melhor e ficam mais saudáveis, o que reduz as chances de haver faltas para ir ao médico e o desenvolvimento de problemas mais graves.
Estimule a prática de exercícios laborais
Acima, comentamos sobre a importância de adotar programas que beneficiem a saúde dos colaboradores. Nesse sentido, é extremamente importante que os gestores tenham a intenção de fazer investimentos na qualidade de vida do funcionário como mais que apenas um gasto: mas, sim, como uma ação estratégica que trará bons rendimentos.
Sendo assim, a promoção de ações voltadas para o bem-estar dos times, como os exercícios laborais, entram como uma ferramenta eficaz no controle do absenteísmo. Não é segredo algum que a manutenção de uma vida saudável começa com a prática regular de exercícios, mas, como tornar isso possível quando se passa grande parte do dia no trabalho?
Aqui, a empresa pode oferecer benefícios voltados à prática de atividades físicas ou até mesmo trazer as ginásticas laborais para dentro do escritório ao menos uma vez por semana, alternativa ainda mais prática e eficaz. Assim, são evitados problemas como o estresse físico e mental, condições causadas pelo esforço repetitivo, entre outras, diminuindo, consequentemente, o número de faltas e atrasos.
Aposte em treinamentos de capacitação e desenvolvimento
O capital mais importante de qualquer negócio, diferentemente do que muitos possam vir a pensar, não é o financeiro, mas, sim, o humano. São os funcionários os responsáveis por manter a empresa funcionando, uma vez que executam as atividades necessárias para tal.
Seguindo essa lógica, quando os times de trabalho não são devidamente orientados sobre como cumprir com suas funções e sobre o que é esperado deles, é comum que problemas como a desmotivação, os retrabalhos e a queda na produtividade surjam. Com isso, mais uma vez o absenteísmo passa a se tornar presente. Uma solução eficaz para o controle dessa situação é apostar no desenvolvimento do capital humano.
Felizmente, essa é uma questão cada vez mais considerada pelas empresas, que percebem que times alinhados e engajados ao propósito da organização tendem a permanecer nela, produzindo mais e com mais qualidade. Dessa forma, é interessante investir em programas de capacitação e desenvolvimento — como treinamentos, workshops, palestras etc.
Ofereça segurança no trabalho
Oferecer aos funcionários um local com qualidade de vida é ideal para evitar que eles faltem ou se afastem temporariamente. A segurança no trabalho tem como objetivo proteger a saúde e o bem-estar dos colaboradores, minimizando os acidentes dentro do ambiente corporativo.
Esse fator demonstra preocupação, aumentando a produtividade de todos. Afinal, quando a pessoa está satisfeita com as atividades executadas, ela certamente produz mais — e melhor.
Faça uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
A análise ergonômica é uma poderosa ferramenta no controle do absenteísmo. É por meio dela que a empresa pode fazer uma avaliação das funções, equipamentos usados pelas equipes e, até mesmo, fatores relacionados ao ambiente de trabalho, como iluminação, temperatura etc.
Com isso, torna-se mais fácil medir os impactos desses aspectos à rotina dos funcionários, corrigir a tempo o que foi observado de errado e até mesmo agir de forma preventiva. Assim, a AET é certamente um investimento que traz bons retornos, reduzindo a rotatividade de funcionários, bem como os níveis de absenteísmo.
Outros benefícios provindos da AET incluem:
- mais satisfação dos times;
- conforto e qualidade no ambiente de trabalho;
- certeza por parte dos colaboradores de que a empresa se preocupa com o seu bem-estar;
- aumento do engajamento;
- aumento da produtividade.
Crie políticas de reconhecimento
A falta de reconhecimento é definitivamente um dos principais vilões quando o assunto é o controle do absenteísmo, afinal de contas, quem não gosta de ter o seu trabalho valorizado, não é mesmo? Quando esse retorno por parte da empresa não se faz presente, é comum que o colaborador não se sinta incentivado a vestir a camisa do time e dar sempre o seu melhor.
Com isso, faltar no serviço passa a ser algo recorrente — “por que trabalhar se a empresa não valoriza o que eu faço?”. Dessa forma, visando a motivação das equipes, é preciso agir de forma estratégica e adotar políticas de reconhecimento voltadas para as necessidades dos colaboradores.
Cada organização deve, primeiramente, conhecer o seu público interno para compreender a melhor forma de elaborar essa política de reconhecimento. Contudo, entre as opções mais comuns estão viagens de incentivo, bonificação sobre meta batida, promoções e sorteios, day off (ou “dia de folga”) após períodos de grandes demandas etc.
Neste artigo você viu a importância de fazer o controle de absenteísmo no seu negócio. Implemente essas dicas e colha bons frutos. Se você gostou do que leu, aproveite para entrar em contato agora mesmo conosco e entender como as nossas soluções podem ajudar no controle do absenteísmo em sua empresa!