Qual o melhor momento para começar a trabalhar a ergonomia na empresa?

Garantir que os seus colaboradores trabalhem em uma posição confortável e adequada às características físicas de cada um é um dos deveres da empresa em relação ao time. E é exatamente isso que propõe a ergonomia.

Postura inadequada, computadores muito perto dos olhos, tarefas repetitivas: tudo isso pode gerar uma série de problemas a longo prazo para a sua equipe. É aí que entra o questionamento: quando começar a trabalhar a ergonomia e atuar na prevenção desse tipo de problema?

O melhor momento é agora mesmo! Afinal, você não vai esperar a sua equipe começar a desenvolver uma série de problemas físicos e psicológicos para, só então, trabalhar a ergonomia. Além disso, a melhoria do ambiente de trabalho ainda pode gerar aumento da produtividade e satisfação do time com a empresa. O maior objetivo é sempre garantir a integridade física dos profissionais e, ao adequar o ambiente ao trabalhador, evitar possíveis danos ou problemas de saúde ao longo do tempo.

O que deve ser considerado na hora de trabalhar a ergonomia no escritório?

A Norma Regulamentadora nº 17 — mais conhecida como NR 17 — já deixa claro algumas diretrizes para trabalhar a ergonomia dentro dos ambientes laborais, incluindo escritórios. Porém, algumas dicas podem fazer a diferença no ambiente de trabalho da sua empresa e, consequentemente, na qualidade de vida dos colaboradores. Entenda agora algumas delas!

Reposicione os equipamentos

Os seus colaboradores, muito provavelmente, trabalham em frente ao computador. Portanto, é essencial garantir que os equipamentos estejam bem posicionados para que a ergonomia seja aplicada no escritório.

O monitor deve estar na altura dos olhos, a uma distância entre 45cm e 65cm (o comprimento do braço do colaborador). Já o teclado e o mouse devem estar ao alcance das mãos, sem necessidade de que o trabalhador retire os pés do chão ou as costas da cadeira para manuseá-los.

É importante posicionar tudo isso de forma que o profissional não precise retirar as costas do encosto da cadeira para trabalhar, mantendo os pés apoiados no chão. Além disso, cotovelos também devem estar apoiados na mesa enquanto o colaborador utiliza os equipamentos.

Ajuste a mobília

As cadeiras são outro elemento essencial para a ergonomia do escritório. Elas precisam ser confortáveis e adequadas à altura do profissional. Além disso, o ideal é que tenham 105º de inclinação, evitando lesões a longo prazo.

Cuide da iluminação

Outra dica importante para trabalhar a ergonomia na sua empresa é o cuidado com a iluminação. O escritório precisa ser bem iluminado, evitando danos à visão de quem trabalha na empresa. Além disso, as luminárias e janelas precisam estar bem posicionadas, de forma que iluminem, mas sem causar reflexos nas telas dos computadores.

Capacite a equipe

Os profissionais também precisam ser responsáveis pela ergonomia no escritório. Portanto, ministre treinamentos e capacitações para instruí-los sobre a melhor postura e forma de realizar as atividades, garantindo a integridade física de cada um. Além disso, é importante deixar claro a importância de seguir essas instruções.

Quais os benefícios da ergonomia para a empresa?

Trabalhar a ergonomia dentro da empresa pode trazer uma série de benefícios, não apenas para os colaboradores, mas para o negócio como um todo.

Ao aplicar esse conceito, você garante a saúde, a integridade física e o bem-estar dos profissionais que fazem parte do seu time. Além disso, consegue posicionar os equipamentos e as mobílias de maneira adequada, melhorando o ambiente de trabalho da empresa.

Dessa forma, você não apenas evita lesões, mas faz com que o seu time fique mais satisfeito e motivado para realizar as atividades cotidianas. Tudo isso impacta a produtividade da equipe, que gera mais e melhores resultados para o negócio.

Trabalhar a ergonomia no escritório é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Para isso, você pode contar com uma empresa especializada como parceira. Esse tipo de organização tem experiência para lidar com essas situações e é capaz de potencializar os resultados do seu trabalho dentro da empresa.

Você é ergonomista ou profissional da área? Temos uma plataforma de gestão de risco fundamental para o seu trabalho! Acesse o link pelo banner abaixo e revolucione sua Análise Ergonômica. 

 

Fechar Menu
WhatsApp chat