Como aumentar a qualidade de vida dos colaboradores?

Podemos dizer que investir em bem-estar no ambiente de trabalho significa investir também em produtividade e rendimento da equipe. Isso porque, quando a qualidade de vida dos colaboradores é alta, eles têm mais motivação para desempenhar as suas funções, realizando o seu trabalho da melhor forma. Afinal, tornam-se mais eficientes e auxiliam o negócio a alcançar melhores resultados, o que é o objetivo de todo gestor.

No entanto, o grande desafio dos gestores é não ter conhecimento sobre quais medidas podem ser adotadas no dia a dia para melhorar a satisfação da equipe. Muitos, inclusive, pensam que, para que isso ocorra, é preciso gastar muito.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas bem práticas para melhorar o ambiente organizacional, aumentando a qualidade de vida dos colaboradores. Quer saber quais são? Então, continue a leitura!

Cuide da ergonomia do ambiente de trabalho

ergonomia do ambiente de trabalho preza por oferecer ao colaborador conforto e métodos de prevenção a acidentes ou problemas de saúde relacionados ao trabalho que desempenha. Ao longo do tempo, erros posturais ou lesões por esforço repetitivos podem comprometer seriamente a saúde do trabalhador ou até mesmo impossibilitar o seu trabalho.

Por isso, para garantir a qualidade de vida dos colaboradores é preciso cuidar da ergonomia. Investir em móveis adequados, cuidar da iluminação, níveis de ruídos e temperatura é essencial para que a equipe desempenhe bem as suas atividades. No caso de tarefas que podem afetar diretamente a saúde do colaborador, é preciso prover os equipamentos de segurança necessários, a fim de garantir conforto e a integridade de sua saúde.

Adote flexibilidade

Sabemos que um bom gestor precisa saber lidar com diferentes situações, inclusive, com imprevistos. Do mesmo modo, os colaboradores estão sujeitos a situações das quais nem sempre têm controle.

Empresas atualizadas, com boa gestão, já perceberam que adotar a flexibilidade na rotina de trabalho é uma boa opção para manter a equipe satisfeita. Quando você compreende a situação do colaborador e, de alguma forma, oferece alternativas para que resolva seus problemas, ele se sente motivado a dar o seu melhor, pois sabe que sempre que precisar poderá contar com a empresa.

Controle os níveis de estresse

O estresse em excesso é um dos principais fatores que levam a problemas relacionados ao esgotamento mental, como a ansiedade e a síndrome de burnout. Por isso, um ambiente organizacional que preza pela qualidade de vida dos colaboradores, deve priorizar medidas para controlar o estresse.

Algumas atitudes podem ser colocadas em prática para que a equipe se sinta mais tranquila, tais como:

  • meditação;
  • reuniões ao ar livre;
  • reuniões de acompanhamento;
  • flexibilidade;
  • quick massage.

Invista na ginástica laboral

Ficar muitas horas trabalhando na mesma posição pode causar dores ou até mesmo problemas mais graves de saúde. Isso acaba reduzindo a produtividade e deixando os colaboradores insatisfeitos com o trabalho.

Uma forma de aliviar os problemas causados pela falta ou pelo excesso de movimentos ao longo do dia é estimular a ginástica laboral. É uma atividade física de baixa intensidade com o objetivo de controle da percepção corporal, reeducação postural, controle de respiração e compensação de músculos. Na maioria das vezes, conta com exercícios de alongamento e é essencial para prevenir problemas osteomusculares.

Adotar a ginástica laboral no ambiente de trabalho é uma excelente forma de garantir a qualidade de vida dos colaboradores e a sua motivação. Além dos benefícios para a saúde da equipe, a empresa terá melhores resultados em suas atividades.

E você, já teve algum contato com a ginástica laboral? Acha que ela contribui para qualidade de vida dos colaboradores? Deixe seu comentário no post!

Fechar Menu
WhatsApp chat