Como hábitos saudáveis influenciam o rendimento profissional?


O bom rendimento de um profissional em uma empresa está ligado a diversos fatores, como motivação, condições adequadas de trabalho, segurança e, também, a seus hábitos de vida.

Por isso, é fundamental que gestores incentivem a sua equipe a ter um estilo de vida mais equilibrado, com hábitos saudáveis e focado no bem-estar, bem como na qualidade de suas experiências cotidianas, para que possam ter uma boa produtividade e melhorar o desempenho da empresa.

Neste artigo, vamos abordar a importância de manter hábitos saudáveis, como colocá-los em prática e qual a vantagem de se investir em saúde corporativa. Confira!

Como hábitos saudáveis impactam o rendimento profissional?

Quando um profissional não está bem fisicamente ou mentalmente, ele perde qualidade de vida e isso impacta diretamente no desempenho de suas funções, ou seja, o seu trabalho na empresa tende a cair tanto em qualidade quanto em quantidade, o que a longo e médio prazo pode ser um problema.

Colaboradores em dia com a saúde física e psicológica, por sua vez, sentem-se mais motivados a oferecer o seu melhor no trabalho, aumentando a produtividade e normalmente apresentando uma boa convivência com os colegas.

Como adotar um estilo de vida mais equilibrado?

Alguns hábitos saudáveis podem melhorar a qualidade de vida e proporcionar o bem-estar para as pessoas, influenciando diretamente na qualidade de seu trabalho. Confira alguns deles!

Alimentação adequada

A alimentação é um fator crucial para a determinação da saúde. Quando alguém está acostumado a ingerir alimentos muito calóricos, ricos em açúcares e gorduras, há o risco de desenvolver problemas como colesterol ou diabetes.

Já em casos em que a pessoa não faz as refeições corretamente, em horários bem definidos, corre-se o risco de não ter energia suficiente para trabalhar, causando uma queda no rendimento.

Para evitar essas complicações, é muito importante:

  • Fazer todas as refeições, sem ficar longos períodos em jejum. É interessante que a empresa tenha os intervalos de seus colaboradores bem planejados e os estimule a dar preferência a alimentos mais saudáveis.
  • Evitar produtos muito industrializados. A própria organização pode disponibilizar frutas e snacks com castanhas oleaginosas, por exemplo, estimulando a equipe a comer melhor e a inserir esses alimentos em sua rotina.
  • Evitar comer muito para que não haja aquela sensação de cansaço logo após a refeição. Por vezes, o sono após o almoço é inevitável. Nesse caso, a empresa pode, inclusive, estimular que colaboradores possam desfrutar de um pequeno cochilo antes de retornar ao trabalho, oferecendo um local confortável. Além de auxiliar na digestão, isso ajudará para que os funcionários voltem revigorados ao serviço.

Atividade física

A prática regular de atividade física é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar.

Os exercícios melhoram a circulação, reduzem o risco de doenças, fortalecem os ossos, as articulações e os músculos, e ainda causam sensação de prazer, graças à liberação de endorfina.

Caso não haja tempo para a prática, é possível tomar pequenas atitudes ao longo do dia, como subir escadas em vez de pegar o elevador e fazer pequenas pausas durante o expediente para se mover e se alongar. A própria organização pode desenvolver estratégias para que colaboradores se exercitem em conjunto.

Descanso necessário

Uma boa noite de sono, de 8 horas, garante que os níveis de estresse e de ansiedade sejam reduzidos, o que vai refletir diretamente no humor e na produtividade dos colaboradores.

Para um descanso adequado, é importante se desconectar de dispositivos eletrônicos, reduzir a luminosidade e criar um ambiente tranquilo para o sono. Além disso, deixar o trabalho na empresa é fundamental!

Qual a importância da saúde corporativa?

Como vimos, quando os colaboradores têm hábitos saudáveis, a empresa rende mais. Por isso, é fundamental investir em saúde corporativa. Algumas medidas como incentivar exames preventivos, conscientizar sobre problemas de saúde e criar espaços de ginástica laboral com o auxílio de empresas especializadas, como a Health Care, podem se mostrar cruciais para a melhoria da equipe.

Incentivando hábitos equilibrados, a empresa auxilia para que os funcionários estejam mais dispostos, felizes e motivados a dar o melhor em sua função!

Se você gostou dessas dicas e quer acessar conteúdos exclusivos sobre o mundo corporativo, siga nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert