Conheça os benefícios da Blitz da saúde para a sua empresa

Como sua empresa está cuidando da saúde dos funcionários? Esse é um ponto muito importante a ser analisado, uma vez que tal fator possui forte influência na produtividade e nos resultados alcançados. Fato é que esse tipo de investimento é capaz de trazer retornos positivos, como a redução de atrasos e faltas. E como conseguir isso? Com a Blitz da saúde.

Neste post, você vai entender a importância de acompanhar como está a saúde do colaborador, peça-chave no desenvolvimento do seu negócio. Confira!

O que é a Blitz da saúde?

Antes de explicar o conceito, vale dizer que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as principais causas de afastamento do ambiente de trabalho são o resfriado e a gripe. Além disso, dores em determinadas partes do corpo, como pescoço, mãos, braços, nuca e costas, integram esse ranking. Problemas esses que, com uma análise ergonômica, é possível resolver.

Ao analisar essas informações, nota-se que a saúde do funcionário deve ser prioridade dentro das empresas. Com isso, a Blitz da saúde pode ser definida como a realização de campanhas que informam e explicam ao colaborador a importância de cuidar de suas condições mentais e físicas.

O setor responsável pode organizar um cronograma com atividades e palestras que auxiliem na solução de dúvidas e forneçam informações de como cuidar do corpo e da mente. Essas medidas possuem como objetivo fazer com que as pessoas se conscientizem da importância de manter uma vida saudável  além de prevenir doenças.

E os pontos positivos são inúmeros. Ao incentivar o bem-estar, o empregador mostra preocupação com o funcionário que, além de tudo, fica motivado, aumentando a produtividade e a satisfação, algo fundamental para a execução das tarefas de maneira positiva. Outro benefício é a redução dos afastamentos médicos, que trazem prejuízos financeiros à empresa.

Essa iniciativa ajuda a criar um ambiente agradável e menos estressante. O trabalhador sente que a empresa se preocupa com sua saúde, o que estabelece uma relação de confiança, fortalecendo a cultura organizacional. É importante pensar que tudo isso deve ser visto como um investimento e não como custo. Afinal, a prevenção gera menos gastos do que problemas futuros e processos que possam surgir.

Quais são os cuidados rotineiros com a saúde do colaborador?

Algumas medidas simples podem ser aplicadas de forma rotineira. Além de oferecer ginástica laboral para melhorar o desempenho da equipe e promover intervalos durante o expediente, alguns indicadores simples e fáceis estão disponíveis.

IMC

O IMC é o índice de massa corporal, fator que permite identificar o grau de obesidade ou desnutrição nas pessoas. Quando há sobrepeso, há um risco maior de o colaborador desenvolver doenças cardiovasculares e outros problemas graves de saúde. Basta saber o peso e altura para realizar o cálculo.

Pressão arterial

Dados do Ministério da Saúde indicam que 30 milhões de brasileiros sofrem com hipertensão. Quando a pressão está alta, danos irreversíveis podem acontecer. É por essa razão que checar a pressão arterial dos funcionários com frequência é importante. Isso porque problemas mais sérios, como AVC e doenças renais, estão na lista de perigos. Já a hipotensão, que é a pressão baixa, também deve ser um sinal de alerta.

Com esses riscos, aferir a pressão arterial dos colaborares é uma medida importante a ser tomada. Afinal, com a prevenção, os riscos dos trabalhadores desenvolverem algo mais sério diminui.  

Circunferência da cintura

Outro indicador que ajuda a verificar a obesidade é medir a cintura. O sobrepeso atrapalha o funcionário e causa dificuldade para realizar suas atividades do dia a dia. Dessa forma, a empresa deve incentivar que os colaboradores façam atividades físicas que, além de ajudarem a perder peso, também reduzem a ansiedade e trazem benefícios para a mente.

Quando o colaborar entra na empresa, ele já passa pelo exame admissional. Entretanto, a saúde do funcionário deve ser checada com frequência  e, por isso, a importância da Blitz da saúde. E nós podemos ajudá-lo! Entre em contato conosco. Será um prazer contribuir para o bem-estar da sua empresa!