Ambiente físico de trabalho: entenda a importância de cuidar


Garantir a saúde dos seus colaboradores depende de uma série de elementos relacionados à organização das atividades da empresa, relacionamento entre equipe, horário de almoço e lanche, conscientização sobre acidentes de trabalho, entre outros. Nesse contexto, um dos elementos mais importantes é o ambiente físico de trabalho.

É importante garantir que o ambiente seja adequado para a realização das atividades da empresa, assim como para a prevenção de adoecimentos, tanto físicos quanto mentais. Descubra agora algumas formas de cuidar do ambiente físico de trabalho da sua empresa e garantir a saúde e produtividade do seu time!

Faça uma análise ergonômica

A ergonomia é um conceito utilizado pela área de saúde e segurança do trabalho para se referir às condições físicas do ambiente de uma empresa. Ele engloba os equipamentos utilizados pelos colaboradores, temperatura e níveis de ruídos do local, iluminação e até mesmo a postura do trabalhador. Além disso, a análise ergonômica é uma exigência dos órgãos governamentais e ainda pode gerar redução de impostos para a sua empresa.

Portanto, invista em uma análise ergonômica realizada por uma empresa especializada. Com ela, você terá acesso a um relatório completo sobre as atividades realizadas dentro da empresa, indicando mudanças para garantir a saúde do time. Além disso, também são apontados possíveis riscos, principalmente relacionados a esforços repetitivos e formas de preveni-los.

Instale uma academia corporativa

Outra modificação no ambiente de trabalho que promove a saúde do time é a instalação de uma academia corporativa. Você já sabe que praticar exercícios físicos regularmente traz uma série de benefícios para a saúde e previne algumas doenças. Porém, muitos trabalhadores acabam não adotando essa rotina por não possuírem um local adequado para essas atividades.

Powered by Rock Convert

Com a academia corporativa você influencia os colaboradores a realizar exercícios físicos regularmente, sejam eles relacionados ou não ao trabalho. Dessa forma, você não apenas evita uma série de doenças organizacionais, como também promove a saúde e bem-estar de toda a equipe.

Cuide da limpeza e organização

Um ambiente limpo e organizado é essencial para a realização das atividades de trabalho de maneira produtiva. Dessa forma, esse é outro elemento que você deve ter em mente na hora de cuidar do ambiente organizacional da sua empresa.

Estabeleça locais para cada um dos materiais e equipamentos da empresa, de forma a mantê-los sempre disponíveis para quem precisar utilizar. Cuide também dos espaços de passagem, evitando que as pessoas tenham que desviar de obstáculos ou esbarrem em objetivos. Por fim, mantenha o ambiente sempre limpo, de forma a evitar agentes que podem trazer prejuízos à saúde da sua equipe.

Promova atividades de ginástica laboral no ambiente

Outra atitude que melhora o ambiente de trabalho da sua empresa é a promoção de práticas de ginástica laboral. Elas trazem uma série de benefícios para os colaboradores, como o fortalecimento de músculos e alongamento. Além disso, permitem que o trabalhador se movimente e relaxe aquelas partes do corpo que ficam por muito tempo na mesma posição.

Cuidar do ambiente físico de trabalho é essencial para garantir a saúde dos colaboradores e melhorar a produtividade do time, bem como a satisfação com a empresa. Ao colocar essas dicas em prática, você está pronto para criar um ambiente propício à geração dos melhores resultados e ainda garantir o bem-estar da equipe a curto, médio e longo prazo.

Quer ter mais detalhes de como melhorar o ambiente de trabalho? Então acesse nosso site e descubra as soluções que a Health Care oferece para a sua empresa!

Powered by Rock Convert

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *