Quando renovar a análise ergonômica na sua empresa?

De tempos em tempos as empresas devem renovar a análise ergonômica, o que pode trazer um certo receio para a organização, afinal, qual é o melhor momento para se realizar essa renovação?

Bom, deve ficar claro, antes de tudo, que o documento chamado de “Análise Ergonômica do Trabalho” não tem um prazo de vencimento estabelecido pela legislação.

O cuidado que se deve ter e a demanda pela renovação vem da necessidade de manter a segurança dos trabalhadores que atuam em sua empresa. Esse é exatamente o tema deste post. Confira!

Quando deve-se renovar a análise ergonômica

O laudo ergonômico é um documento essencial para medir os riscos corridos por qualquer colaborador dentro do ambiente de trabalho e para tomar todas as providências para mantê-lo seguro.

Não há, na lei, nenhum tipo de determinação sobre o tempo de renovação da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), ou seja, o documento, depois de criado, não tem data de validade.

Dessa forma, o principal ponto que deve ser avaliado, na hora de renovar ou não o laudo ergonômico, é a mudança significativa nos riscos aos quais os trabalhadores estão expostos devido à introdução de uma nova máquina ou mudanças em determinados processos, por exemplo.

Por conta dessas mudanças naturais que ocorrem dentro de todas as empresas é comum recomendar-se a renovação da AET a cada 12 meses, com prazo máximo de 24 meses, alterando-se o documento caso seja identificada alguma necessidade.

Como fazer a revisão da análise ergonômica

Caso o laudo ergonômico tenha sido cumprido à risca pela empresa, dentro de algum tempo já é possível visualizar mudanças, como a diminuição de riscos e até mesmo a eliminação de alguns deles.

Sendo assim, a revisão não tem um caráter de substituição do documento anterior e sim de melhoria de tudo o que já foi feito, no sentido de otimizar ainda mais a ergonomia do trabalho realizado pelos colaboradores e minimizar novos riscos ao máximo .

Da análise preliminar à gestão do risco ergonômico em poucos cliques!
Essa revisão pode ser realizada de forma total, na qual todos os processos descritos no documento são revistos por auditores especializados, ou parcial, em que apenas alguns pontos específicos são alterados, geralmente, os que apresentam maiores riscos.

Quais os principais objetivos dessa revisão

O principal objetivo de se revisar o documento ergonômico é o mesmo de sua criação: eliminar o máximo de riscos à saúde dos trabalhadores que atuam dentro de uma organização.

Além disso, também pode ser necessário realizar uma atualização por força de cumprimento de novas legislações, uma vez que frequentemente surgem outras normas, assim como mudanças nas já existentes, visando proteger o trabalhador.

O investimento necessário para realizar a atualização da análise ergonômica pode ser pautado na diminuição de possíveis processos futuros por conta de colaboradores que tiveram sua saúde afetada, devido a uma má administração de riscos por parte da empresa.

É preciso estar atento para renovar a análise ergonômica em sua empresa sempre que for necessário, evitando, assim, sanções pelo descumprimento de normas ou por prejudicar a saúde de seus colaboradores.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, temos um post específico acerca do laudo ergonômico! Confira!