Por Leonardo Rodrigues| Fisioteraupa do trabalho e ergonomista
Dando continuidade à série de 12 estratégias para redução do adoecimento osteomuscular relacionado o trabalho com alta produtividade falaremos hoje sobre a capacitação do comitê de ergonomia (COERGO) na empresa.
A comissão que faz a gestão da ergonomia na empresa recebe o nome de comitê de ergonomia (COERGO). Visando a integração dos conhecimentos entre as diversas áreas é necessário capacitar os membros e periodicamente atualizá-los. Os cursos de capacitação podem ter carga horária variada conforme a necessidade.
Mesmo um experiente profissional especialista em ergonomia pode “deixar passar” alguma informação crucial sobre uma melhoria no trabalho ou algum contexto específico da atividade que está sendo avaliada. Desta forma capacitar funcionários que conheçam bem o trabalho leva a aquisição de informações preciosas sobre como as tarefas são realizadas no dia a dia e quais melhorias, muitas de baixo ou nenhum custo, podem ser feitas para melhorar o trabalho de todos e aumentar a produtividade com menor risco de adoecimento. O funcionário que participa do processo de melhoria sente-se valorizado e torna-se comumente um agente positivo no clima organizacional. Fazem parte destes grupos de COERGO funcionários dos mais variados níveis como operários da produção, médicos do trabalho, fisioterapeutas do trabalho, enfermeiros, técnicos de segurança, engenheiros de segurança, gerentes e chefes de produção.
Mesmo em escritórios menores em que não haja uma gama de profissionais envolvidos com a saúde é possível ambientar o COERGO com colaboradores diretos da empresa e os resultados são sempre muito positivos. Este grupo de gestão interna da ergonomia em geral segue os padrões da qualidade da empresa como o uso de ferramentas como o PDCA (plain, do, control, and act) facilitando a auditoria dos trabalho realizado juntamente com a auditoria de qualidade da empresa.