Cada membro de uma organização é essencial para o funcionamento dela como um todo, cada qual com suas particularidades e limites. Sabendo disso, é papel da empresa proporcionar as condições ideais para que a toda a equipe possa levá-la ao sucesso e, ao mesmo tempo, gozar de uma qualidade de vida elevada.
Para que isso seja possível, um ambiente saudável na empresa é fundamental, e com o intuito de te ajudar a obter isso, listamos 5 dicas de ouro. Ficou curioso? Então continue acompanhando e anote!
1. Promova a integração entre os funcionários
Um dos fatores que mais pesa na saúde do ambiente de trabalho é a qualidade do clima organizacional. Por isso, trabalhe a integração entre os funcionários de modo que todos estejam cientes de que estão em busca do mesmo objetivo e se vejam como parceiros, e não rivais.
Não faça vista grossa a conflitos e, acima de tudo, procure incentivar a cooperação em vez da competitividade entre colaboradores.
2. Recompense as conquistas do grupo
Dar o devido crédito às conquistas do grupo é uma forma eficiente de mantê-los engajados e produtivos. Assim sendo, seja criativo e recompense o grupo sempre que uma meta for alcançada ou uma ação positiva digna de servir de exemplo for tomada.
Seja oferecendo bônus em dinheiro, folgas, promovendo um café da tarde divertido, levando-os a um happy hour casual, oferecendo vale-cultura, ou mesmo dando brindes personalizados, o que conta é a boa intenção e criatividade na hora de recompensar.
3. Faça com que a motivação seja parte da rotina
Ao perceber certa desmotivação por parte da equipe, aja rápido, pois o nível de felicidade dos funcionários influencia na construção de um ambiente saudável na empresa. Para saber o que está errado, faça pesquisas de opinião ou peça feedbacks a seus colaboradores diretamente e tente sanar os problemas reportados.
Seja excesso de burocracia, conflitos entre funcionários ou uma cadeira desconfortável, dê a atenção necessária ao problema. Mostrar genuína preocupação com o bem-estar das pessoas é algo que gera um forte engajamento na equipe.
4. Garanta uma comunicação eficiente
Por mais que você se esforce em manter o time sempre satisfeito e produtivo, se houver falhas na comunicação interna da empresa todo o seu esforço poderá ser em vão. Isso porque, uma comunicação ineficiente afeta não somente a execução das tarefas e o cumprimento de prazos, mas também pode desestabilizar as relações interpessoais.
Nesse sentido, é preciso incentivar o diálogo entre os colaboradores. Para isso, vale instalar murais de notícias, implementar programas de chats online ou promover mais reuniões informativas para que todos estejam sempre alinhados.
5. Seja um exemplo de resiliência
Não se preocupe em acertar sempre quando estiver diante de sua equipe, pelo contrário, é importante que todos vejam como você lida com as falhas cometidas. Isso ajuda a construir um senso de resiliência e serve de inspiração para que a equipe se torne mais unida e veja que, independentemente da hierarquia, é o modo como as pessoas agem que constrói um ambiente saudável na empresa.
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