A produtividade dos colaboradores é um fator de sucesso para a empresa e representa sua capacidade de crescimento. Mesmo diante da importância do bom desempenho da equipe, muitas organizações sofrem com os resultados abaixo do esperado e acabam vendo seu lucro diminuir.
Sua empresa também enfrenta esse problema? Então confira as dicas que separamos para você conseguir aumentar a produtividade dos funcionários:
1. Comunique metas, expectativas e papéis
Quando os colaboradores sabem bem qual é seu papel dentro da organização e quais são suas responsabilidades e metas a serem batidas, ele consegue trabalhar de maneira direcionada. O conhecimento das expectativas depositadas também colabora para que o funcionário esteja mais engajado em um projeto, pois ele compreende de que forma sua produtividade pode afetar o trabalho da equipe.
Fique atento para não estabelecer metas impossíveis de serem cumpridas e que não tenham definição de prazo, pois isso pode afetar o comprometimento e desmotivar os funcionários por não conseguirem alcançar resultados.
2. Realize reuniões regulares, porém objetivas
A reunião é um modelo de comunicação muito utilizado pelas empresas para comunicar a equipe a respeito das mudanças de procedimentos, objetivos, entrada de novos produtos, promoção de um colaborador, realizar a integração da equipe, etc. O gestor que se empenha em reunir sua equipe regularmente, conta com colaboradores focados e bem direcionados e, consequentemente, mais produtivos.
Entretanto, as reuniões muito longas não atingem o resultado esperado. Nesses casos, deve-se garantir que estejam presentes somente os funcionários que realmente precisam daquela informação, que seja realizado um planejamento, que a equipe seja comunicada com antecedência para estar devidamente preparada e que seja cronometrado (ideal de 30 minutos).
3. Trabalhe com feedbacks constantes
Os feedbacks são usados nas organizações para comunicarem aos colaboradores sobre o desempenho alcançado diante de um projeto ou em suas atividades de maneira geral. Durante o feedback, que deve ser realizado individualmente, os funcionários recebem de seus gestores um retorno do desempenho, podendo ser positivo ou negativo.
Muitos gestores cometem erros constantes ao fornecerem esse retorno, pois a maioria só se preocupa em realizar quando é para dizer algo negativo. Isso causa a desmotivação do colaborador e a queda de sua produtividade.
Quando sua equipe sabe quais são seus pontos positivos, o que é preciso melhorar e o que o gestor espera de seu desempenho, ela procura o próprio crescimento em prol da organização e atua de forma mais confiante.
4. Forneça ferramentas e infraestrutura
As ferramentas e infraestrutura adequadas ajudam consideravelmente no aumento da produtividade. Além de otimizar os processos e oferecer maior suporte no momento da execução de uma tarefa, o material disponibilizado contribui para que as atividades se tornem menos desgastantes, trazendo benefícios a longo prazo para a organização.
5. Promova o bem-estar e incentive os cuidados a saúde
Assim como as ferramentas e a infraestrutura citadas acima ajudam no aumento da produtividade, o cuidado que você tem com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores são igualmente importantes.
A ergonomia do trabalho pode ser apontada como uma das principais aliadas das organizações. Além de aumentar a produtividade da equipe, a ergonomia ajuda a reduzir afastamentos causados por problemas de saúde.
Viu como é possível aumentar a produtividade dos funcionários de várias maneiras? Se você gostou do nosso conteúdo e conhece pessoas que também se beneficiariam dessas informações, compartilhe esse post em suas redes sociais!