6 vantagens da Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Já parou para pensar se você e a sua empresa estão dando a devida importância para a análise ergonômica do trabalho (AET)? É dever das empresas garantirem o bem-estar e total segurança dos seus funcionários com base na AET. Trata-se de um documento fundamental no mundo corporativo. Afinal garante que as instituições estão cumprindo as normas de segurança do trabalho, proporcionando ambientes laborais, saudáveis e produtivos. Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é a análise ergonômica no trabalho e quais as principais vantagens de aplicá-la. Então,não deixe de acompanhar até o final. Boa leitura!

O que é Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

A análise ergonômica do trabalho, ou apenas AET, é um documento elaborado a partir de uma análise feita no ambiente laboral. Com foco em reduzir riscos existentes para a saúde da equipe, prevenindo futuras ameaças. Uma AET pode ser relacionada à má postura, falta de iluminação, temperatura inadequada, níveis de ruídos, ventilação insuficiente ou ferramentas que apresentem tamanhos inadequados. Esse cuidado é previsto pela Norma Regulamentadora NR 17, conhecida como norma ergonômica. Além de proporcionar condições ideais para que seja criado um ambiente de trabalho saudável. Onde colaboradores exercem funções com segurança, os resultados obtidos com a AET voltam para a empresa em forma de benefícios, relacionados diretamente com os lucros. De forma bem simples, a análise ergonômica do trabalho é um registro onde todos os riscos ergonômicos da empresa, ambiente de trabalho e profissional são analisados.

Legislação e o AET nas empresas

A análise ergonômica do trabalho, é uma legislação prevista na Norma Regulamentadora 17 -NR 17. A AET tem permissão para avaliar a adaptação das condições de trabalho junto às características psicofisiológicas de todos os trabalhadores. Com a legislação é possível verificar quais são as condições exigidas para o mobiliário, ambiente e a harmonização do ambiente de trabalho. O objetivo é justamente proporcionar qualidade de vida, conforto, segurança e desempenho eficiente. Conforme prevê a norma NR 17, as condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, condições de trabalho e toda organização. Sendo assim, se torna importante para toda e qualquer instituição.

6 vantagens da Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Aplicar uma análise ergonômica do trabalho na sua empresa, vai além de apenas cumprir as normas impostas pela NR 17 . Quando esse documento é elaborado, existe uma demonstração de cuidado e preocupação da empresa com o bem estar e qualidade de vida dos seus colaboradores. Isso dentro e fora do local de trabalho. A AET proporciona muitas vantagens para empresas e funcionários. Veja alguns desses benefícios para a sua instituição.

#1 Redução de custos

Considerando uma boa análise ergonômica do trabalho, é possível proporcionar menos afastamentos, aumentando a produtividade, otimizando processos e reduzindo ações trabalhistas. A AET faz com que o empreendedor se beneficie com a diminuição de custos no orçamento.

#2 Reforça a cultura da segurança empresarial

A NR 17, trata exclusivamente da segurança do trabalho, ao ter a AET na sua empresa você faz com que toda segurança seja valorizada. A partir do momento que você cuida da saúde e segurança dos seus funcionários, o ato é reconhecido pelo público final.

#3 Eleva a produtividade e bem-estar dos colaboradores

Uma simples otimização no ambiente é capaz de aumentar a participação da equipe. Um ambiente bem cuidado, tende a reduzir erros, pois o profissional estará focado no dia a dia, induzindo ainda a criatividade lucrativa para a empresa. Em busca de maior bem-estar, algumas pessoas optam pelas pílulas da inteligência. Os nootrópicos podem  estimular a função cognitiva do cérebro, auxiliando ainda mais na questão da produtividade. O que é positivo para a empresa

#4 Melhora o engajamento profissional

A AET age com foco na melhoria do engajamento dos colaboradores, aumentando a produtividade. Quando os funcionários percebem as melhorias para que o ambiente seja mais seguro e confortável, eles se sentem valorizados, satisfeitos e engajados no trabalho. Como consequência os níveis de produtividade das equipes aumentam.

#5 Evita as doenças ocupacionais

Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho – DORT, são um perigo quando o assunto são os padrões ergonômicos. Portanto, apostar na AET, é a forma mais sensata de evitar desconfortos causados pelos equipamentos. Como fadiga, dores musculares e estresse, fatores que causam doenças ocupacionais. Afinal, ergonomia não é somente mesa e cadeira corretas.

#6 Diminui o afastamento

Quando a empresa oferece risco à saúde e bem-estar dos colaboradores, frequentemente ocorrem afastamentos por lesões ou acidentes de trabalho. Esses afastamentos ocasionam prejuízos em toda rotina interna, nos resultados e principalmente nos lucros. Com a AET aplicada, os cuidados conseguem reduzir riscos, garantindo que a equipe fique em segurança. Esses foram os benefícios que a AET proporciona na sua empresa. Cada instituição precisa elaborar seu programa ergonômico de acordo com as necessidades particulares de cada um. Quer começar agora? Conheça os serviços do Health&Care e agende hoje mesmo uma análise ergonômica do trabalho!