Você sabe como promover a saúde mental no ambiente de trabalho?

O número de organizações que valorizam os cuidados com a mente dos seus colaboradores é cada vez maior. Esse movimento se tornou mais intenso a partir do momento que elas perceberam que o psicológico faz parte de um conjunto de fatores que impactam na qualidade de vida e no desempenho de um funcionário. Você sabe como promover a saúde mental no trabalho?

O técnico de segurança do trabalho — profissional responsável por promover um ambiente ocupacional seguro e saudável — precisa investir em algumas medidas que estimulam a saúde mental do trabalhador. Quer descobrir quais são elas? A seguir, selecionamos as principais. Confira!

Estimule a prática de exercícios físicos

O hábito de se exercitar com frequência, pelo menos 3 vezes por semana pelo tempo de 30 minutos, é fundamental para a saúde do corpo e também da mente.

A prática libera substâncias no cérebro, chamados de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina que geram sensação de bem-estar. Assim, um funcionário que se exercita trabalha com mais satisfação e tem um desempenho melhor.

Como técnico de segurança de trabalho, vale a pena investir em palestras sobre a importância das atividades físicas e até promover eventos para que todos os profissionais se exercitem juntos, como um jogo de futebol.

Faça a SIPAT

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é obrigatória para todas as empresas no Brasil. Realizada uma vez ao ano, ela tem o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre saúde, prevenção de acidentes e segurança do trabalho.

Durante essa semana, algumas atividades são realizadas, como palestras, treinamentos e tarefas lúdicas. Tudo isso ajuda o funcionário a aumentar o seu conhecimento sobre o tema, reduzindo inseguranças que podem afetar o seu psicológico.

Separe um tempo das equipes para a prática de ginástica laboral

A rotina de trabalho pode ser muito pesada e exaustiva. Para amenizar os efeitos negativos sobre a saúde física e mental dos colaboradores, que reflete diretamente na qualidade do seu trabalho, algumas pausas na jornada para fazer ginástica laboral são necessárias.

Em alguns minutos por dia é possível alongar e fortalecer os músculos, o que evita dores no corpo e problemas de saúde. Além disso, as pausas no trabalho também fazem muito bem para a cabeça, visto que, com um tempo para espairecer, o funcionário vai voltar às suas atividades com muito mais foco e empenho.

Ofereça quick massage aos funcionários

Uma forma muito efetiva de como promover a saúde mental no trabalho é oferecendo sessões de quick massage aos colaboradores. Em apenas 15 minutos, eles relaxam e deixam o estresse de lado, retornando às suas funções com muito mais ânimo para finalizá-las.

Preocupar-se com o psicológico dos funcionários é, portanto, a medida certa para reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade, elevar a excelência como um todo e também os lucros de uma organização.

Agora que você já viu as nossas dicas de como promover a saúde mental no trabalho, a tarefa é sua: implemente essas medidas na sua organização e perceba as vantagens no dia a dia da empresa!

Quer uma boa notícia? Você pode contar com o apoio de uma empresa especializada em saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo para atingir os seus objetivos. Entre em contato conosco e comece agora mesmo!