Está na hora da sua empresa se preocupar com a ergonomia.

Muito mais do que a relação entre o homem e a máquina no ambiente de trabalho, a ergonomia empresarial é uma área de estudo que está diretamente ligada à melhoria das condições de trabalho e à preocupação com os riscos existentes no desempenho de determinadas funções.

Para compreender mais sobre a importância da ergonomia empresarial, continue a leitura e entenda por que ela é fundamental para empresas que buscam por bons resultados!

A ergonomia empresarial e a norma regulamentadora NR 17

Proporcionar um ambiente de qualidade, equipamentos e mobiliários adequados é essencial para garantir o bom desempenho dos seus colaboradores. E para garantir esses benefícios, é necessário que a empresa atente para algumas regras existentes.

Além disso, hoje em dia contamos com o auxílio da tecnologia, uma excelente aliada na criação de ambientes com condições de trabalho cada vez mais otimizadas.

A ergonomia empresarial é uma exigência legal, prevista pela Norma Regulamentadora 17 (NR 17), que visa atenuar os possíveis riscos existentes ao trabalhador, minimizando os impactos de suas atividades cotidianas.

Essa mesma NR 17 é responsável por vários detalhes, como o tipo de mobiliário, o posicionamento dos equipamentos, a altura das bancadas, o espaço entre as mesas, os tipos ideias de cadeiras, entre outros aspectos.

Os benefícios da ergonomia empresarial

Melhora na produtividade e redução do absenteísmo

Esteja certo que prezar pelo bem-estar dos seus colaboradores vai muito além de oferecer um ambiente de trabalho confortável.

Quando os seus funcionários trabalham satisfeitos e se sentem dispostos no ambiente organizacional, a melhora nos índices de produtividade é percebida rapidamente. Isso se deve à redução ou eliminação de possíveis desconfortos ou a outras situações que podem causar distrações e atrapalhar o rendimento no trabalho.

A preocupação com a saúde da sua equipe rende também benefícios para a empresa. Oferecendo melhores condições ergonômicas na estrutura da organização, consequentemente você diminuirá os riscos de afastamento por problemas oriundos de distúrbios na saúde física dos seus funcionários.

Valorização profissional

É essencial a orientação sobre a questão ergonômica. Além de disponibilizar a estrutura é preciso também oferecer a informação, mostrar aos funcionários a importância e a preocupação da organização com o bem-estar de cada colaborador.

Essa preocupação faz com que os funcionários se sintam valorizados pela empresa, por meio desse suporte, para exercerem suas atividades com conforto e segurança e com isso, sentem-se mais motivados.

Redução de ocorrências de doenças relacionadas à ergonomia

Quando uma organização não adota medidas de ergonomia empresarial, os funcionários estão sujeito a uma série de doenças ocupacionais, como:

  • hérnia de disco — lesão que ocorre na região lombar que provoca dores fortes e dificuldade de movimentos;
  • dores nas costas — causada por má postura ao sentar, vida sedentária, excesso de peso etc.
  • LER — lesão por esforço repetitivo, é uma das maiores causas de afastamento do trabalho e ocorre pela repetição de movimentos sem preocupação com a ergonomia;

Portanto, ao investir nos aspectos ergonômicos da empresa, sua empresa reduzirá a ocorrência desses problemas em sua equipe e, também, as chances de perder um bom funcionário.

Melhora na produtividade e organização no ambiente de trabalho

Mais do que aumentar a produtividade, investir em boas condições de trabalho para seus colaboradores refletirá diretamente na melhora da qualidade do serviços prestados, essencial para negócios que queiram se destacar.

Quando há pouca preocupação com o assunto, o colaborador pode perder o foco nas atividades e, por consequência, reduzir a qualidade do serviço.

Quando todos os equipamentos (máquinas, ferramentas, cadeiras e mesas) — além do ambiente adequado e acessórios de proteção — estão alinhados com aspectos ergonômicos, há uma maior organização do ambiente de trabalho. Isso acontece porque cada elemento está adaptado a um lugar e uma função.

Quem trabalha com recursos humanos enfrenta diariamente um grande desafio: gerar engajamento e empatia na equipe. Para isso é preciso uma grande dedicação e esforço por parte da empresa. Por outro lado, um caminho ideal para engajar as pessoas é mostrar a sua preocupação com o ambiente de trabalho, deixando-o mais confortável evitando que colaboradores sintam dores e favorecendo a satisfação deles.

Diminuição de processos trabalhistas e aumento da credibilidade

Quando o funcionário desenvolve alguma doença ou problema de saúde relacionado à ergonomia, é certo que ele estará disposto a entrar na justiça para requerer seus direitos caso os aspectos ergonômicos não tenham sido adotados. Portanto, ao adequar o ambiente de trabalho, sua empresa terá como benefício a redução das ocorrência de processos trabalhistas em virtude da ergonomia.

Mais do que uma obrigação, de acordo com a NR 17, caso o empresário tenha pelo menos um colaborador, precisará fazer análise ergonômica. Com isso, evita-se multas, denúncias e punições por parte dos órgãos responsáveis pela regulamentação.

Além disso, os clientes tendem a se identificar com as empresas que são socialmente responsáveis. Dessa forma, ao cuidar da saúde e bem-estar dos colaboradores, isso passa a ser reconhecido pelo público como algo positivo em relação à sua marca.

Consequentemente, aumenta a credibilidade da empresa diante do mercado, concorrentes, consumidores, fornecedores e sociedade em geral.

Redução dos custos

Toda empresa que deseja se manter economicamente viável tem como principal objetivo melhorar a produtividade, ao mesmo tempo em que reduz os custos. Nesse sentido, a ergonomia empresarial atua como uma aliada pois, como é perceptível, são diversos benefícios para a organização.

Assim, ao implantar um ambiente confortável e ergonômico, no qual o trabalhador não corra riscos, aumentará a produtividade, o engajamento dos funcionários, reduzirá o número de faltas e ainda vai melhorar a qualidade de vida de todos no ambiente de trabalho. Tudo isso retornará em forma de lucro para a empresa!

A importância de contar com empresas especializadas em ergonomia

Por todas as razões listadas até aqui, cuidar da ergonomia é benéfico para empresas que querem se destacar e alcançar bons resultados. Portanto, invista em um projeto ergonômico para oferecer um ambiente de trabalho de melhor qualidade para os seus funcionários.

Para isso, conte com uma empresa especializada em ergonomia empresarial e tenha em mente que um ambiente laboral saudável assegura trabalhadores motivados com as tarefas desempenhadas, além de um melhor rendimento.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de diversos assuntos relacionados ao bem-estar no ambiente de trabalho, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.