5 benefícios dos exercícios físicos para o aumento da produtividade

5 benefícios dos exercícios físicos para o aumento da produtividade

Embora seja necessário, o trabalho pode afetar a vida das pessoas de maneira negativa se não for acompanhado de atividades físicas. O estresse, as doenças físicas e mentais e as lesões impactam a saúde do trabalhador e suas relações sociais. Tudo isso faz com que sua produtividade caia. Mas quando o colaborador sente os benefícios dos exercícios físicos esse quadro se reverte.

Os benefícios dos exercícios físicos para a produtividade

As atividades físicas devem fazer parte da rotina do trabalhador de qualquer nível hierárquico, já que são capazes de proporcionar equilíbrio orgânico e mental. E não somente o trabalhador ganha com isso, mas também a empresa, afinal, o trabalhador se torna mais ativo e sua produtividade aumenta. Veja agora 5 benefícios que os exercícios físicos proporcionam para aumentar a produtividade.

1. Redução das faltas e afastamentos

Um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas de todos os setores é a grande quantidade de faltas ou afastamentos decorrentes de problemas de saúde. Esses relacionam-se ao sedentarismo e ao esforço ou postura no trabalho.

Os afastamentos e faltas interferem na produtividade de um modo geral, pois o mal-estar, as dores, tensões e lesões fazem com que o colaborador perca sua força laboral e foco, trabalhando menos ou mais lentamente.

Ao praticarem atividades físicas, os colaboradores recuperam o equilíbrio orgânico e movimentam o corpo, o que favorece o alívio da tensão e do esforço gerado pelo trabalho. Com isso, os problemas de saúde reduzem e as faltas também.

2. Melhora na concentração e raciocínio

Os benefícios dos exercícios físicos são sentidos também no cérebro, afinal, durante a atividade ele libera endorfinas, hormônios que favorecerem as conexões entre os neurônios e também aumentam a velocidade da comunicação entre eles.

Com isso, o colaborador consegue focar em suas atividades sem perda de concentração, tornando o seu raciocínio mais eficiente. Automaticamente sua cognição e QI também melhoram e ele se torna capaz de resolver problemas com mais facilidade.

3. Melhora da saúde mental

Além de melhorar o desempenho cerebral, os benefícios dos exercícios físicos também incluem impactos positivos sobre o psicológico do colaborador. A redução do estresse, da depressão e da ansiedade são algumas vantagens expressivas.

Os exercícios físicos reduzem o cortisol, hormônio que causa sensação de cansaço e eleva o estresse, e produz a serotonina e outras substâncias que aumentam o bem-estar e a satisfação. O resultado é a melhora da saúde mental como um todo.

O colaborador trabalha com mais ânimo, se irrita menos, melhora a comunicação e o trabalho em equipe. Constrói-se um ambiente de trabalho mais saudável e leve, o que aumenta a produtividade de todos.

4. Aumento da autoconfiança e autoestima

A redução dos problemas de saúde, das doenças relacionadas ao trabalho, dos distúrbios ilógicos, do cansaço e o aumento do potencial do colaborador impactam na maneira como ele vê a si mesmo.

Ao perceber sua própria capacidade e potencial, o colaborador adquire mais confiança e segurança para desempenhar suas tarefas. Ele sente-se satisfeito consigo mesmo e isso estimula o seu crescimento na empresa e um trabalho de maior qualidade.

5. Melhora na disposição e motivação

Praticar atividades físicas não esgota a energia corporal, mas faz com que se recobre o ânimo e a disposição. Por isso, um dos benefícios dos exercícios físicos é justamente esse, permitir que os colaboradores se sintam mais dispostos para o trabalho.

Sem mal-estar, dores ou tensões, aliviados pela atividade física, eles também se sentem mais motivados para trabalhar, fato que é reforçado pela redução do estresse e pelo aumento da autoestima.

Ainda há outros benefícios dos exercícios físicos, tanto para a empresa como para o colaborador, como a redução de gastos com os afastamentos, melhora da qualidade de vida e mais tempo de atividade laboral durante a vida. Por isso as atividades devem ser estimuladas entre os colaboradores para beneficiar a todos.

É interessante como um detalhe é capaz de impactar toda uma organização, não é mesmo? Compartilhe essas informações nas redes sociais para que outras pessoas saibam a importância dos exercícios físicos!