Estratégia 12 – Rodízio de tarefas

rodizioTerminando a série de 12 estratégias para redução do adoecimento osteomuscular relacionado o trabalho com alta produtividade falaremos hoje sobre a o rodízio de tarefas.

Nem sempre é possível mudar a natureza de determinadas tarefas, porém a análise ergonômica bem fundamentada dos postos de trabalho e tarefas exercidas permite criarmos mecanismos de compensação do risco de adoecimento e com isto conseguimos mais uma forma de gerenciar a saúde ocupacional e manter a produtividade.

Mas como fazemos isto? Em locais de maior repetitividade ou risco biomecânico envolvido as atividades do setor são mapeadas e classificadas, permitindo que seja realizado um rodízio de tarefas entre os colaboradores, reduzindo drasticamente a exposição ao risco e desta forma reduzindo a probabilidade de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho – DORT.

É realizado um registro por onde o colaborador passou durante a jornada e esta planilha é posteriormente validada pelo fisioterapeuta do trabalho, tornando assim um documento comprobatório das atitudes preventivas da empresa. Bom para o funcionário que garante a menor exposição aos riscos ocupacionais que não foram possíveis de serem modificados e melhor ainda para a empresa que ganha um registro das suas atitudes preventivas.

Esta série de 12 estratégias trouxe um pouco mais sobre o que está sendo feito no mercado de trabalho para otimizar a saúde e a produtividade nas empresas. Aproveite e pense um pouco na sua realidade e como adaptar estas estratégias no seu dia a dia. SEMPRE HÁ O QUE MELHORAR! Nunca se esqueça disto!

Conheça as estratégias para redução do adoecimento osteomuscular relacionado o trabalho que já publicamos:

Estratégia 01 – Gestão de Ergonomia

Estratégia 2: Laudo Ergonômico

Estratégia 3: Capacitação do Comitê de Ergonomia

Estratégia 04: Blitz Postural

Estratégia 05: GINÁSTICA LABORAL

Estratégia 06: CURSOS E TREINAMENTOS PARA PREVENIR

Estratégia 07: EVENTOS DE SAÚDE NA EMPRESA

Estratégia 8 – AVALIAÇÃO FUNCIONAL PRÉ-ADMISSIONAL

Estratégia 9 – AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA DENTRO DA EMPRESA

Estratégia 10 – READAPTAÇÃO PROFISSIONAL NA EMPRESA

Estratégia 11 – Gerenciamento de restrições ao trabalho