Atividade física incidental – pequenas atividades que não parecem exercícios físicos – melhora capacidade cardiorrespiratória, diz estudo

Estudo demostra que 30 minutos diários de atividades incidentais (varrer, buscar papel em outro setor do trabalho, etc) são capazes de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e trazer benefícios à saúde ao longo prazo.

Mas fica a dica: AJUDA MAS NÃO É O SUFICIENTE!

 

Atividade física incidental melhora capacidade cardiorrespiratória, diz estudo

Fonte: Revista Época

Pequenas atividades que não parecem exercícios físicos, como ir buscar um papel na impressora ou percorrer curtas distâncias a pé, são capazes de trazer benefícios à saúde ao longo prazo

REDAÇÃO ÉPOCA

 

 DE LEVE Passear com os cachorros pode ser uma boa opção para quem foge dos exercícios físicos e das academias

Você manda um e-mail para se comunicar com um colega de trabalho que senta a poucos metros de você? Vai à padaria próxima de casa usando o carro? Pare com isso. Mexa-se! De acordo com pesquisadores canadenses, a atividade física incidental – aquela que envolve qualquer movimento não chamado formalmente de exercício, pode contribuir bastante para o seu preparo físico.

O estudo, realizado pela School of Kinesiology and Health Studies, em Ontário, e publicado no Medicine & Science in Sports & Exercise, afirma que 30 minutos diários de atividades incidentais são capazes de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e trazer benefícios à saúde ao longo prazo.

“O melhor de tudo é que essas atividades não ocupam muito tempo e não são difíceis de fazer”, diz Ashlee McGuire, pesquisadora principal do estudo.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores recrutaram voluntários saudáveis, porém sedentários. Eles foram orientados a usarem um acelerômetro, um equipamento que mede a duração e intensidade do movimento, durante uma semana. Os resultados mostraram uma melhora no condicionamento físico dos participantes.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que cada pessoa pratique 30 minutos diários de atividade física pelo menos cinco vezes por semana.