“Memória muscular’’ facilita retorno da boa forma

Uma boa notícia para quem já suou para ganhar músculos e depois abandonou a atividade: um estudo com camundongos, publicado na revista científica PNAS, mostra que o corpo se lembra desse período de exercícios intensos. Isso, claro, facilita a recuperação da forma física no futuro.

A origem dessa “memória muscular’’ está nos miócitos, células longas, pulsantes e salpicadas de núcleos, que formam os músculos. Após intensa atividade física, novos núcleos são adicionados às fibras musculares existentes. Esses núcleos estimulam a produção de proteínas, o que aumenta o volume do músculo. Músculos, porém, atrofiam após um período de desuso, o que pode ser notado no caso de paraplégicos.

O que se pensava é que a perda de massa muscular estava ligada à queda no número de núcleos em miócitos ou à morte dessas células, mas cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriram que a quantidade de núcleos permanece praticamente inalterada após um longo período de desuso, e a recuperação dessa massa é mais rápida em quem apresenta um histórico de atividade muscular intensa.