Em paz com o travesseiro

Planeje as tarefas do dia seguinte antes de deitar (fonte: caderno Vida – Zero Hora)

  • Da mesma maneira que se alimentar de maneira saudável e praticar exercícios físicos, dormir bem é essencial para uma boa qualidade de vida. É durante o sono que a imunidade é reforçada, células são renovadas e os radicais livres são neutralizados.

    O sono é o período de repouso de que o organismo precisa para revigorar as energias para mais uma jornada. As funções cognitivas melhoram e até os ossos e músculos se regeneram com mais facilidade, revelam pesquisas do Instituto do Sono da Escola Paulista de Medicina. Uma noite bem (ou mal) dormida interfere no humor, na criatividade, na atenção, na memória.

    Nem todos precisam de oito horas de sono para se sentir dispostos. Os pequenos dormidores, cerca de 2% das pessoas, necessitam apenas de cinco a seis horas de sono ao dia para recobrar o pique. Já os grandes dormidores, outros 2%, de 10 a 11 horas.

    – O importante é que, ao acordar, a pessoa esteja descansada e com energia para realizar as tarefas de mais um dia – ressalta o fisioterapeuta e pesquisador de sono Mário Miguel, de São Paulo.

Conheça os riscos

Se você não dorme bem:

> A possibilidade de engordar aumenta.

> A memória falha com mais frequência.

> O diabetes pode evoluir.

> O envelhecimento acelera.

Fonte: Fontes: Instituto do Sono da Escola Paulista de Medicina, estudo das Universidades Harvard (EUA) e de Surrey (Reino Unido), fisioterapeuta Mario Miguel, site M de Mulher

Para ter bons sonhos

> Crie o hábito de ir para a cama sempre no mesmo horário. No começo pode ser difícil, mas depois o corpo se condiciona a essa rotina.

> Comece a desacelerar uma hora antes de se deitar. Evite atividades barulhentas ou excitantes. Massagens e banhos são sedativos naturais. Ajudam a relaxar e a preparar o organismo para o descanso.

> Evite consumir estimulantes poucas horas antes de dormir, como chocolate, guaraná em pó e bebidas com cafeína.

> Bebidas alcoólicas prejudicam o sono. Apesar de provocar um relaxamento imediato, elas excitam e dificultam o sono.

> Não faça um superjantar antes de se deitar. Em vez de relaxar, o organismo terá de se ocupar com a digestão.

> Evite realizar atividade física próximo à hora de dormir. O exercício o deixará desperto e o sono será prejudicado.

> Desligue a TV ao deitar. A luz intensa da tela estimula o cérebro, que não consegue se desligar. A mesma regra vale para outros eletrônicos, como computador.

> Antes de deitar, planeje o dia seguinte. Assim, conseguirá relaxar e não desviará a atenção do cérebro para a agenda de compromissos.

> Se não consegue dormir, não fique contando os minutos olhando para o despertador. É melhor levantar a passar horas revirando os lençóis.

> Para repousar, o organismo precisa baixar a temperatura. Se o quarto é quente demais, o corpo não consegue equilibrá-la e ter uma boa noite de sono se torna mais difícil.

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