4 ações de incentivo à atividade física para implantar nas empresas


A prática de atividades físicas traz uma série de benefícios à vida das pessoas. Elas se sentem mais dispostas e motivadas, além de melhorarem a qualidade da saúde como um todo. Tudo isso, além de impactar diretamente o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores individualmente, também traz impactos positivos para a organização, aumentando os níveis de motivação e produtividade.

Portanto, descubra agora como criar ações de incentivo à atividade física na sua empresa e aproveite todos os benefícios dessa prática, tanto para os profissionais quanto para o negócio como um todo!

1. Crie grupos com os colaboradores

Uma das melhores formas de incentivar a prática de atividade física é criando grupos com os colaboradores. Para isso, selecione algumas atividades que podem ser de interesse da equipe, como corrida, musculação, yoga, entre outras.

A partir desse mapeamento inicial, crie grupos em redes sociais ou, até mesmo, na ferramenta de comunicação interna da empresa, para que os profissionais interessados na prática dessas atividades se reúnam periodicamente.

Dessa forma, com o apoio do grupo, cada um dos colaboradores se sente mais motivado e engajado para colocar a atividade física como uma parte da rotina.

2. Implemente sessões de alongamento

O alongamento é uma ótima atividade para auxiliar na melhoria da postura e da flexibilidade da sua equipe. Dessa forma, ele ajuda a melhorar a condição física dos colaboradores e ainda previne algumas doenças organizacionais relacionadas à má postura.

Portanto, crie sessões de alongamento diárias para os seus colaboradores. Elas podem acontecer no início do expediente ou no meio dele, em momentos de intervalo. Contratar uma ginástica laboral para a sua empresa também pode ser uma ótima estratégia nesse aspecto. 

Dessa forma, além de estimular melhoras no condicionamento físico, você ainda proporciona um momento de relaxamento dentro da empresa.

3. Crie a sua própria academia

Muitas pessoas acabam não frequentando academias ou outras organizações destinadas à prática de atividades físicas devido ao preço. Para solucionar esse problema, você pode investir na criação de uma academia dentro da própria organização. 

Para isso, reserve ou construa um espaço destinado especialmente para essa finalidade. Aproveite para buscar os melhores equipamentos e contrate profissionais para orientar os colaboradores. 

Caso essa opção não seja viável, você pode também criar convênios e parcerias com esse tipo de organização, principalmente se existir alguma próxima à sede da empresa.

Com isso, além de desfrutarem da prática de atividades físicas, os seus colaboradores ainda podem utilizar o horário de almoço ou pós expediente para realizá-las, sem necessidade de grandes deslocamentos.

4. Crie uma cultura de saúde na empresa

Para além de ações pontuais, é essencial que você crie uma cultura de saúde na empresa para incentivar os seus colaboradores a realizar atividades físicas.

Para isso, crie programas de incentivo para a ida de bicicleta ao trabalho, implementando bicicletários e, se possível, disponibilizando um chuveiro na sede da empresa. Além disso, forneça dicas diárias para que a equipe tenha uma rotina mais saudável e promova rodas de discussões sobre práticas possíveis para melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

Com essas dicas, você está pronto para começar agora mesmo a promover ações de incentivo à atividade física na sua empresa. Portanto, o que você está esperando para sair do lugar e atuar na melhoria da qualidade de vida da sua equipe?

Aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra como o clima organizacional pode impactar a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa.