A questão da saúde e segurança do trabalho não deve ser apenas um conjunto de técnicas em uma empresa. Ela precisa, de fato, fazer parte da cultura organizacional. É fundamental que o funcionamento dos diversos setores tenha como prioridade a saúde do trabalhador.
Quem atua na área de segurança do trabalho tem o desafio de estimular que essa cultura se fortaleça e seja compartilhada por todos. Com certeza há muitos benefícios nessa prática, mas como garantir isso? Veja nossas dicas!
1. Fazer uma avaliação do programa de saúde e segurança do trabalho
A rotina nesse setor é árdua e cheia de detalhes. Muitas vezes, sobra pouco tempo para fazer uma avaliação do que está sendo realizado e pensar em novos caminhos. Por isso, o primeiro passo para melhorar a cultura de saúde e segurança do trabalho é analisar, cuidadosamente, o programa e ver como ele pode ser melhorado.
Algumas perguntas vão ajudar nessa reflexão:
- quais são as fragilidades da segurança do trabalho na sua empresa?
- de que forma o setor pode estar mais perto dos colaboradores?
- há possibilidades para atualizar os processos e deixá-los mais precisos?
2. Realizar avaliações médicas e psicológicas dos trabalhadores
O acompanhamento médico e psicológico é uma ótima maneira de prestar assistência ao trabalhador e conhecê-lo melhor. A realização de exames periódicos e de atendimentos, quando necessário, mostra que a empresa valoriza e respeita o profissional, prezando pela sua qualidade de vida.
Esse é um caminho para fortalecer a cultura de saúde e segurança do trabalho entre os colaboradores.
3. Planejar atividades de prevenção
Uma das principais tarefas do setor de segurança do trabalho é realizar ações preventivas. Para proteger todos da empresa e evitar acidentes ou doenças laborais, é preciso identificar riscos e tomar as medidas cabíveis.
A empresa pode incluir no seu calendário palestras e campanhas sobre promoção de saúde. Além disso, atividades sobre prevenção de acidentes também devem fazer parte da rotina. Anualmente, é preciso realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com ações de conscientização.
4. Estimular uma rotina de alongamentos
Alongar o corpo é muito importante para os trabalhadores que passam horas seguidas realizando as mesmas atividades. O alongamento ajuda a prevenir algumas doenças que são causadas pela má postura.
Trata-se de algo que traz muitos outros benefícios: relaxamento, melhoria no funcionamento dos órgãos vitais, diminuição de dores musculares e aumento da capacidade de concentração.
5. Montar uma academia corporativa
Essa é uma inovação que está fazendo a diferença em muitas empresas. É possível montar uma estrutura de academia mesmo com pouco espaço e recurso.
A organização de um local para exercícios potencializa os efeitos benéficos do alongamento. Frequentar a academia corporativa promove bem-estar ao funcionário, aumentando sua qualidade de vida e sua produtividade no trabalho.
A cultura de saúde e segurança do trabalho beneficia a todos. O colaborador passa a viver mais feliz e com mais saúde, enquanto a empresa pode contar com funcionários mais motivados e produtivos!
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