O laudo ergonômico do ambiente de trabalho é fundamental para proporcionar, aos funcionários das empresas, condições seguras e humanizadas. Assim, eles podem exercer suas atividades com maior produtividade, além de lidar com métodos específicos visando à prevenções de doenças laborais e acidentes na empresa.
Neste artigo, você saberá mais sobre o laudo ergonômico e verá, também, como aplicá-lo na sua empresa. Acompanhe!
O que é o laudo ergonômico no meio corporativo?
O laudo ergonômico é um documento obrigatório para as empresas cujos funcionários estejam expostos a riscos decorrentes de esforços físicos. Esses esforços podem ser por levantamento e transporte de cargas pesadas, por consequência de esforços repetitivos ou, ainda, por posturas inadequadas, entre outros fatores.
A análise demonstra detalhadamente os riscos ergonômicos aos quais o profissional está exposto, oferecendo subsídios para que se realizem adaptações que vão aperfeiçoar a relação entre a produção e o bem-estar do funcionário, minimizando os riscos de lesões decorrentes do trabalho.
Quais são os tipos de laudo ergonômico?
1. laudo Ergonômico do objeto;
2. laudo ergonômico funcional;
3. laudo ergonômico do posto de trabalho.
Como deve ser feito o laudo ergonômico?
O laudo ergonômico deve ser efetuado por especialistas que realmente estejam capacitados para avaliar os riscos ambientais e ergonômicos. Nesse sentido, a correta escolha da equipe de profissionais é importante para evitar não apenas a ineficiência dos laudos, mas também dissabores perante as fiscalizações dos órgãos responsáveis.
Lembre-se de que não basta que o profissional seja habilitado: o mais importante é que ele também seja bem qualificado.
Quanto ao processo de criação dessa análise, a partir de uma avaliação qualitativa e quantitativa, enquadram-se os riscos detectados em função da legislação, notadamente a Norma Regulamentadora (NR) 17.
Após a primeira entrega do laudo ergonômico, uma revisão geral deverá ser feita anualmente, com o objetivo de avaliar a sua eficácia, a partir dos pontos constatados. Deve-se analisar, também, se as adaptações foram realizadas a contento, além de conferir se há necessidades de ajustes no documento.
Os dados obtidos deverão ser arquivados por, pelo menos, 20 anos.
Etapas da elaboração do laudo ergonômico
- análise detalhada dos processos envolvidos no fluxo de tarefas da empresa;
- avaliação dos equipamentos, dos mobiliários dos postos de trabalho e dos gestos executados durante as tarefas;
- aferição de elementos como temperatura, iluminação e ruídos, entre outros fatores que envolvem o ambiente de trabalho;
- análise e aferição física e psíquica do trabalhador;
- orientações de ordem técnica para melhorar as condições dos postos de trabalho e da cadeia produtiva;
- implantação de instrumentos e métodos de controle e avaliação;
- conscientização do pessoal por meio de treinamento, orientações específicas sobre a importância da ergonomia e orientações básicas de prevenção de lesões.
E quais os benefícios desse processo?
O laudo ergonômico traz vantagens, principalmente, em relação aos benefícios pessoais aos trabalhadores, humanizando o trabalho por meio da melhora nas condições de segurança, conforto e, principalmente, saúde física e mental.
Além disso, com um laudo ergonômico corretamente executado e implantado, a empresa obterá diversas vantagens:
- aumento da produtividade;
- prevenção de multas e outras sanções;
- redução de impostos;
- pontos para certificações;
- diminuição de custos em função de indenizações.
O investimento na contratação de profissionais para a elaboração de um laudo ergonômico certamente refletirá positivamente no resultado da relação custo/benefício da organização, independentemente do seu tamanho e do tipo de atividade exercida.
Você tem alguma dúvida sobre a implantação de um laudo ergonômico na sua empresa? Entre em contato conosco para esclarecer todas as informações!