5 vantagens da ergonomia para empresas

Ter um ambiente de trabalho saudável e garantir o bem-estar dos funcionários é um dos objetivos de toda empresa. Afinal, quando o colaborador está confortável e bem-disposto, ele tende a produzir mais e alcançar resultados positivos. Por isso, toda organização deve conhecer o que é e quais as vantagens da ergonomia.

Neste post, você vai conhecer mais sobre este termo e compreender as vantagens que sua aplicação pode trazer para o dia a dia de uma empresa. Confira!

O que é ergonomia?

A ergonomia é a melhora das condições do local de trabalho que, como consequência, melhora o clima e o desempenho. Para isso, alguns pontos devem ser observados e, assim, novas medidas podem ser implementadas para alcançar o resultado esperado.

Como fazer isso? Pense e reflita. Você sabe se os funcionários estão com a postura correta? Os movimentos realizados são executados sem trazer prejuízos ao corpo? A sala é arejada? O funcionário tem espaço suficiente para realizar suas atividades? Os equipamentos funcionam corretamente e não fazem mal à saúde?

É com base nas respostas dessas perguntas – e muitas outras – que a área responsável pela gestão de pessoas conseguirá tomar decisões e reestruturar o que for preciso para melhorar o clima organizacional.

Para entender melhor, saiba que a ergonomia é dividida em três tipos. A física avalia a relação entre as características anatômicas do homem e as atividades desempenhadas por ele. Nesse caso, por exemplo, a empresa deve prestar atenção nos movimentos repetitivos que o colaborador faz e que, eventualmente, podem causar lesões.

A operacional ou organizacional, por sua vez, tem como objetivo sugerir mudanças para não sobrecarregar os trabalhadores. Entre os itens avaliados está a organização dos métodos de comunicação interna da empresa, essencial para que todos os funcionários saibam das medidas e das mudanças feitas na organização.

O terceiro tipo é chamado de cognitiva. Nessa categoria, é possível avaliar os processos mentais das pessoas, como raciocínio e memória.

Da análise preliminar à gestão do risco ergonômico em poucos cliques!

Quais são as vantagens da ergonomia?

1. Reduz o afastamento

Movimentos repetitivos podem causar lesões e fazer com que a pessoa fique afastada da empresa. Um funcionário que passa muito tempo digitando pode desenvolver tendinite, por exemplo – e é por isso a ergonomia tem como um dos propósitos realizar pausas durante o expediente.

No geral, a principal causa de afastamento é a dor nas costas. Assim, sem a instrução adequada ao se sentar, as dores surgem e, como consequência, o trabalhador é afastado. Diante disso, com as práticas corretas, o número de faltas e de atrasos reduzem drasticamente.

2. Diminui os custos

O lucro cai e os custos crescem quando os funcionários são afastados. Dessa forma, a empresa poderá ter que contratar colaboradores temporários enquanto os efetivos estão de licença médica.

Portanto, ao adotar as práticas de ergonomia, os riscos de doenças diminuem, e a empresa, com isso, reduz os gastos.

3. Valoriza o profissional

Funcionário motivado tende a produzir mais – e melhor –, ou seja, com um ambiente que atenda às suas expectativas, o profissional conseguirá realizar melhor as atividades rotineiras e, assim, contribuir para o crescimento da empresa.

Quando há incentivo, o clima também melhora. Outro ponto positivo é que o funcionário satisfeito se sente parte da companhia e evita procurar outras oportunidades, diminuindo a rotatividade da empresa.

4. Acaba com o estresse

O estresse é uma grande ameaça à saúde do funcionário. Isso porque, em locais com alto índice de desânimo, esgotamento, pressão e prazos, mais problemas, falhas e equívocos podem ocorrer. Uma opção para melhorar a saúde mental é flexibilizar o horário de trabalho.

5. Melhora a qualidade de vida

Sentar-se corretamente à mesa, ter apoio para os pés (quando necessário) e equipamentos devidamente posicionados são fatores que trazem ao funcionário mais qualidade de vida.

Quem trabalha por longas horas na frente do computador e costuma sentar torto ou com as pernas cruzadas tende a sentir mais dores musculares. A má postura gera problemas, que fazem o profissional não permanecer confortável no ambiente de trabalho, prejudicando a sua produtividade.

Agora que você já sabe quais as vantagens da ergonomia, chegou a hora de entrar em contato com a gente. Esperamos que as nossas soluções possam auxiliar no desenvolvimento da sua empresa!