Como organizar uma SIPAT na empresa? 5 dicas práticas

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um importante programa de promoção e prevenção da saúde nas organizações, com o objetivo de conscientizar os funcionários sobre o assunto. De acordo com a Norma Regulamentadora nº 05, o evento deve ocorrer anualmente.

No entanto, você sabe como organizar uma SIPAT de sucesso? A tarefa pode não ser tão simples. O evento requer um bom planejamento, muita responsabilidade e o engajamento de todos os envolvidos. Portanto, para facilitar esse processo, vamos apresentar um passo a passo com 5 dicas práticas para você organizar uma SIPAT efetiva. Confira!

1. Organize com antecedência

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que não deve deixar a organização da SIPAT para a última hora. Desse modo, a dica é ir definindo os elementos do evento gradativamente nas reuniões da CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Estabeleça, por exemplo, itens como:

  • datas das reuniões da CIPA para organizar a SIPAT;
  • data e horário da SIPAT;
  • local da abertura, atividades e encerramento do evento;
  • frase principal da SIPAT;
  • atividades a serem realizadas;
  • parceiros e patrocinadores;
  • recursos financeiros e materiais necessários.

Lembre-se de anotar todas as decisões na ata para a devida formalização.

2. Constitua uma equipe organizadora

Para que a SIPAT atinja seus objetivos e seja um evento de sucesso, você precisará contar com a colaboração de colegas e funcionários. Portanto, crie uma equipe organizadora, responsável por planejar e executar o projeto. Determine a divisão de tarefas entre os membros da CIPA, criando subgrupos de modo a distribuir as atividades e responsabilidades entre todos.

Além disso, defina quem será o coordenador da equipe, que deve ter boas habilidades de liderança para a melhor condução da SIPAT e para gerar um maior comprometimento dos envolvidos.

3. Escolha o tema da SIPAT

Da análise preliminar à gestão do risco ergonômico em poucos cliques!
O próximo passo é definir o tema principal que a SIPAT terá no ano a ser realizada, dentre os diversos assuntos de saúde e segurança no trabalho. É importante que a temática atraia a atenção e o interesse dos funcionários e seja realmente relevante para a melhora da sua rotina de trabalho.

Além disso, as palestras — umas das principais atividades de uma SIPAT — devem estar relacionadas a esse tema central, além de abordar outros assuntos comumente tratados no programa, como qualidade de vida, motivação e sexualidade.

4. Estabeleça um cronograma

Ao planejar o cronograma, programe a abertura da SIPAT para esclarecer sobre a importância do evento e conscientizar a todos sobre a saúde e a segurança do trabalhador. Depois, determine as atividades para toda a semana. Dentre elas, podem-se incluir:

  • gincanas;
  • dinâmicas;
  • sorteios;
  • premiações;
  • distribuição de brindes;
  • apresentações artísticas, como teatro e música;
  • sessões de ginástica laboral;
  • vídeos;
  • palestras.

É importante também que no encerramento, assim como na abertura, os diretores ou presidentes da organização estejam presentes e participem do evento.

5. Divulgue a SIPAT

Para gerar o interesse dos funcionários em participar da SIPAT é importante fazer uma ampla divulgação do evento. Publique em murais e faixas, faça cartazes com o cronograma, envie comunicados por intranet e convites por e-mail.

Além de informar com antecedência a data e as atividades a serem realizadas na SIPAT, é fundamental explicar para o trabalhador do que se trata o programa e qual a sua importância, visto que nem todos conhecem o evento. Assim, você conseguirá garantir a presença e a participação de todos.

Como você pode ver, a elaboração de uma SIPAT exige atenção a inúmeros detalhes, além de muita responsabilidade e comprometimento. Para que o evento seja realmente efetivo, é imprescindível não só um bom planejamento, mas também os devidos cuidados durante toda a semana de realização do programa, com aspectos como limpeza do local, bom funcionamento dos equipamentos, lista de presença, cumprimento do cronograma, entre outros.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre como organizar uma SIPAT ou deseja uma assessoria para realizar as atividades do evento, entre em contato conosco e garanta uma semana efetiva de prevenção a acidentes de trabalho!