As diversas atribuições dos profissionais de recursos humanos exigem soluções cada vez mais inovadoras, e os sistemas de RH na nuvem podem ser excelentes alternativas para a simplificação dos processos.
Ao transferir as suas soluções de RH para a nuvem, as empresas estão conseguindo minimizar a pressão decorrente das inúmeras atribuições do setor. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post que preparamos!
A computação na nuvem
O princípio da computação em nuvem (cloud computing) é a possibilidade de acesso remoto por meio de dispositivos conectados à web aos diversos serviços e sistemas.
Conhecido como “SaaS”, sigla em inglês para “software as a service”, esse modelo oferece inúmeras vantagens econômicas e funcionais para as empresas, o que justifica a sua expansão.
A computação em nuvem armazena as informações em servidores externos, permitindo o pagamento apenas do serviço executado, por ser dispensável um servidor local e licença de software.
Ao decidir pela implantação de sistemas de gestão de RH em nuvem, as empresas melhoram significativamente a produtividade e reduzem os custos operacionais gerados pelos sistemas mais antigos.
As principais vantagens dos sistemas de RH na nuvem
A implantação dos sistemas de RH na nuvem custa menos e é mais simples, com atualizações automáticas. Conheça outras vantagens:
Facilidade de acesso às informações
A possibilidade de o gestor ou qualquer funcionário autorizado acessar, a partir de qualquer dispositivo, o software e as informações quando e onde o usuário estiver é, sem dúvida, o melhor benefício desse modelo.
As solicitações e atualizações das informações por parte dos funcionários podem ser feitas por meio do sistema, evitando perda de tempo e procedimentos burocráticos que envolvem papéis.
Administração mais eficiente com custos reduzidos
A facilidade e praticidade na coleta de dados e nas informações certamente trazem inúmeras vantagens do sistema em nuvem se comparado aos sistemas baseados em papel e complicadas planilhas.
No mundo dos negócios, tempo é dinheiro, e a rapidez nos acessos a documentos e informações dos funcionários acelera a tomada de decisão.
Melhora da produtividade dos funcionários e integração entre departamentos
Ao acessar os registros dos funcionários a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo, o trabalho do gestor fica facilitado. Por outro lado os colaboradores tornam-se mais eficientes com a possibilidade de visualizar as informações e finalizar suas tarefas sem acionar o RH.
Os sistemas de RH em nuvem proporcionam aos gestores o contato individual com os funcionários, possibilitando trabalhar com profissionais espalhados por diversas regiões, melhorando a qualidade e preço dos serviços.
O sistema possibilita, ainda, o compartilhamento e a integração entre os vários sistemas da organização em tempo real.
Aumento da segurança dos dados
O investimento em um bom sistema em nuvem possibilita manter os dados confidenciais da empresa e dos funcionários a salvo de violação. Para isso, é fundamental conhecer as políticas de segurança do fornecedor.
Aqueles que hospedam os dados adotam políticas rígidas de segurança das informações armazenadas, utilizam criptografias complexas e estão sujeitas a sanções em casos de quebra dos termos contratuais.
Apesar dos benefícios das soluções em nuvem para RH, é recomendado um planejamento detalhado antes de decidir pela sua implantação, analisando a relação custo-benefício e todos os fatores que envolvem os processos na empresa para que realmente ocorra uma boa adaptação e integração.
O que você achou do post sobre sistemas de RH na nuvem? Sua opinião é muito importante para nós, então deixe aqui seu comentário e compartilhe suas dúvidas e experiências!