Por Leonardo Rodrigues| Fisioteraupa do trabalho e ergonomista
Estamos vivendo na era da informação onde a internet e a tecnologia mudaram a realidade das pessoas para o bem ou para o mal. Hoje existem sites que ao se digitarem sintomas ditam diagnósticos, há blogs especializados em doenças ocupacionais e a informação é difundida livremente entre os colaboradores de uma empresa. E não se engane! Mesmo os funcionários de mais baixa renda possuem acesso a informação e isto cria um desafio ao empresariado, pois como canalizar a informação de forma positiva?
A estratégia mais eficaz de gerenciamento da informação é a capacitação do indivíduo com informações essenciais para a prevenção e o esclarecimento de diversos mitos que transtornam a mente da massa produtiva. Treinar para prevenir é uma das maneiras mais poderosas de se trabalhar com o indivíduo, pois não basta dar uma “Ferrari” para quem nem sabe dirigir. Da mesma forma é importante esclarecer sobre diversos fatos em relação a saúde, pois mitos sobre LER/DORT existem aos montes e muitos persistem inclusive no meio gerencial das empresas e as vezes atingem até a esfera judicial.
Os cursos ou treinamentos abordam em geral ergonomia, transporte manual de cargas, pericia judicial em LER/DORT (capacitação para o corpo clinico e jurídico da empresa neste tipo de pericia), avaliação do esforço físico entre outros assuntos abordados.
ACESSE TAMBÉM:
Estratégia 01 – Gestão de Ergonomia
Estratégia 2: Laudo Ergonômico