Conheça as 4 dores mais comuns em funcionários de escritório

Os problemas de postura e a falta de uma análise ergonômica adequada no ambiente de trabalho são as causas das dores mais comuns em funcionários de escritório. Permanecer muitas horas sentado em uma cadeira realizando movimentos repetitivos traz, além dessas dores, prejuízos para a saúde relacionados ao sedentarismo.

Neste post, vamos apresentar as 4 dores mais frequentes em ambientes corporativos, bem como sugerir alguns exercícios para evitá-las. Boa leitura!

Da análise preliminar à gestão do risco ergonômico em poucos cliques!

1. Dor nas costas

Em 2016, a principal causa de afastamento do trabalho foi dor nas costas. Quando passamos muito tempo sentados, geralmente adotamos posturas que não respeitam a curvatura natural da espinha dorsal. A sobrecarga em pontos específicos da coluna favorece o aparecimento de problemas sérios, como a hérnia de disco.

Exercícios para prevenir a dor nas costas

Exercícios de alongamento são os melhores para evitara dor nas costas. Esticar os braços para cima com os dedos entrelaçados e, depois, inclinar o tronco para a esquerda e para a direita, permanecendo 30 segundo em cada posição, é uma ótima forma de começar.

2. Dor no pescoço e ombros

O monitor deve ficar à altura dos olhos para que o pescoço permaneça esticado quando trabalhamos no computador. Ao usar telas mal posicionadas ou notebooks diretamente apoiados na mesa, inclinamos nossa cabeça pra baixo, forçando o pescoço e causando dores que podem acometer também os ombros.

Exercícios para prevenir a dor no pescoço e ombros

Há duas formas de evitar, ou mesmo aliviar, dores no pescoço e ombros: massagem e exercícios para região. Se a sua empresa oferece serviço de massagista, use isso a seu favor.

Os exercícios podem ser feitos por conta própria. Por exemplo, para os ombros, estique um dos braços em frente ao peito e puxe o cotovelo com a outra mão. Fique assim por 30 segundos antes de repetir com o outro braço.

O alongamento dos músculos do pescoço pode ser feito inclinando a cabeça para a esquerda, para a direita, para frente e para trás. Cada posição deve ser mantida por 1 minuto, sem forçar em excesso a região.

3. Dor nos punhos e mãos

As tarefas repetitivas, como digitar no teclado ou usar excessivamente o mouse, contribuem para o desenvolvimento de lesões nos punhos e mãos. A tendinite, por exemplo, é uma inflamação dolorosa dos tendões que reduz a mobilidade e restringe a realização de atividades diárias.

Exercícios para prevenir a dor nos punhos e mãos

Com movimentos simples, é possível evitar as dores causadas pelo trabalho intenso no computador. Você pode abrir e fechar os dedos, apertar uma bolinha flexível ou massinha de modelar, flexionar as mãos para cima e para baixo ou, ainda, realizar torções com auxílio de uma pequena toalha.

4. Dor nas pernas

Permanecer, horas a fio, sentado atrapalha tanto a circulação sanguínea quanto a linfática. Os resultados são pernas inchadas e doloridas, com maior propensão ao desenvolvimento de varizes e trombose.

Exercícios para prevenir a dor nas pernas

Há diversos exercícios que têm como objetivo melhorar a circulação nas pernas. Realizar pequenas caminhadas no escritório, além de relaxar a mente, é ótimo para que o sangue volte a circular com mais vigor.

Alguns movimentos com os pés, como flexioná-los para cima e para baixo ou realizar rotações, podem ser feitos sentado e também estimulam a circulação nos membros inferiores.

Para evitar que seus colaboradores sofram essas dores, a empresa deve oferecer um ambiente de trabalho preparado, de forma a garantir o bem-estar físico e emocional dos funcionários. Investir na qualidade de vida dos trabalhadores é essencial para reduzir os índices de absenteísmo e elevar o desempenho da equipe.

E aí? Gostou de aprender sobre as dores mais comuns em funcionários de escritório e conhecer alguns exercícios de prevenção? Gostaríamos muito de saber sua opinião. Deixe seu comentário no espaço abaixo!