Estratégia 04: Blitz Postural – Doze estratégias para redução do adoecimento osteomuscular relacionado o trabalho

Por Leonardo Rodrigues| Fisioteraupa do trabalho e ergonomista

É de conhecimento do empresariado brasileiro que as inadequações na postura corporal no trabalho são um dos quatro grandes fatores de adoecimento por causas osteomusculares nos trabalhadores do nosso país. Entre os muitos fatores de adoecimento podem ser citados quatro grandes fatores que são posturas inadequadas no trabalho, repetitividade, uso da força muscular inadequadamente e compressão mecânica sobre a pele (quando pressiona-se a pele contra algum objeto, por exemplo o punho na quinta de uma mesa ao apoiar o braço).

Considerando que a postura é um fator importante no adoecimento a blitz postural é uma alternativa interessante para combater o vicio postural dentro das atividades realizadas no trabalho. Trata-se uma campanha de adequação sobre a postura no trabalho! Inicialmente é feito um treinamento completo na realidade de trabalho de cada individuo e adequação da postura de trabalho. Periodicamente são realizadas averiguações e conforme o índice de adequação da postura (conforme o que fora treinado) é indicado uma nota ao funcionário. A nota permite verificar onde é preciso aumentar o treinamento e controle e estimular os colaboradores a manterem o cuidado.

Pode-se adequar este tipo de blitz postural a qualquer atividade de trabalho ou empresa, contudo tem sido muito utilizada e obtido grande sucesso junto a escritórios informatizados, onde a competição por boas notas torna o treinamento em um diálogo coletivo.