Ruído no ambiente de trabalho: você sabe como reduzi-lo?

O ruído no ambiente de trabalho prejudica os seus funcionários. Sons repetitivos e em excesso fazem mal para a saúde e afetam a produtividade dos colaboradores, sendo uma responsabilidade da empresa encontrar medidas para amenizá-los.

Seja devido a telefones que tocam toda hora, impressoras em atividade ou até mesmo conversas prolongadas, o barulho ocupacional causa desconforto com o passar do tempo e desencadeia efeitos emocionais e psicológicos.

Para evitar problemas como esses, elencamos algumas estratégias simples que você pode aplicar na empresa para conter os ruídos e proteger a saúde de todos. 

Vamos conferir?

Coloque os equipamentos barulhentos em locais isolados

Muitas empresas contam com equipamentos barulhentos em seus ambientes de trabalho. Até mesmo uma simples impressora produz ruídos nada agradáveis para quem passa o dia inteiro dentro do escritório.

Dependendo do tipo de atividade desenvolvida, então, esse aparelho pode permanecer em pleno funcionamento por longos períodos, o que torna qualquer ambiente perturbador. 

Uma forma de acabar com o problema é transferir todos os equipamentos que produzem ruídos para um local isolado da empresa. Pode ser a sala onde são guardados os arquivos e outros materiais pouco utilizados depois de uma boa organização, é uma ótima opção para deixar esses equipamentos bem longe dos ouvidos dos colaboradores. 

Invista em telefones com sinais luminosos

Imagine passar cerca de 6 a 8 horas por dia em uma sala em que o telefone toca a cada cinco minutos. Em algumas empresas, principalmente nas que prestam atendimento ao público, essa é a realidade de trabalho.

Para reduzir o estresse de seus funcionários, existem aparelhos que emitem apenas um sinal luminoso a cada chamada recebida. Assim, ninguém precisa escutar toques de telefones o dia inteiro. 

Utilize uma sala para conversas prolongadas e reuniões

No início do texto, mencionamos que até o som de uma conversa prolongada na presença dos demais colaboradores pode ser prejudicial para a saúde. Sabendo disso, é importante evitar situações como essa.

Uma estratégia muito simples é estabelecer um lugar específico na empresa para manter os principais diálogos e realizar reuniões. Leve para o local somente as pessoas que precisam ouvir as pautas e discussões. 

Forneça equipamentos de proteção individual (EPI) para os funcionários

Mais especificamente nas indústrias e empresas onde os funcionários são expostos a máquinas barulhentas, os equipamentos de proteção individual (EPI’s) se tornam fundamentais para preservar a saúde e a segurança de todos. 

Os protetores auriculares são eficientes e estão disponíveis em vários modelos, entre eles o tipo concha, que envolve toda a orelha, e o plug, que é inserido dentro do canal auditivo. 

Essas são apenas algumas medidas para barrar o ruído no ambiente de trabalho. Antes de aplicá-las, converse com os seus funcionários para identificar quais são as fontes de barulho que precisam de cuidados. Dessa forma, é possível controlar a situação e oferecer mais qualidade de vida aos seus colaboradores, além de garantir melhorias para a produtividade no negócio. 

Gostou do nosso post? Agora, que tal descobrir um pouco mais sobre os 7 principais riscos ergonômicos no ambiente de trabalho? Temos um artigo sobre o assunto — confira!