Qual a importância dos treinamentos de segurança do trabalho?

Os treinamentos de segurança do trabalho são uma exigência legal e têm como objetivo promover a segurança e a saúde no ambiente laboral. São medidas educativas que buscam conscientizar os colaboradores sobre os riscos inerentes à função que desempenham, apontando os procedimentos mais adequados (e seguros) para a execução das atividades diárias.

Para que você conheça mais sobre esses treinamentos e os benefícios que eles podem trazer para a sua empresa, preparamos este artigo. Confira!

Quais temas podem ser abordados nos treinamentos de segurança do trabalho?

O Ministério do Trabalho determina que colaboradores expostos a riscos recebam, obrigatoriamente, treinamentos de segurança do trabalho. É o caso de trabalhadores que realizam suas atividades em locais altos, com eletricidade ou usando máquinas e equipamentos, por exemplo.

Assim, boa parte das empresas brasileiras precisa oferecer treinamentos de segurança para satisfazer a legislação vigente. Confira, agora, alguns assuntos que podem ser abordados para conscientização dos colaboradores:

  • NR-06 (Norma Regulamentadora sobre os equipamentos de proteção individual);
  • NR-10 (Norma Regulamentadora sobre a segurança em serviços com eletricidade);
  • NR-17 (Norma Regulamentadora sobre a ergonomia no ambiente laboral);
  • higiene ocupacional;
  • psicologia do trabalho.

Os treinamentos de segurança do trabalho, aliados à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), visam criar um ambiente se trabalho eficaz para o desenvolvimento das atividades laborais. Dessa forma, há uma valorização do bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Quais são os benefícios trazidos pelos treinamentos de segurança do trabalho?

Quando os colaboradores conhecem as maneiras mais corretas e seguras de executar suas atividades, todos da empresa são beneficiados. Veja como!

Melhora da qualidade de vida no trabalho

O trabalhador que exerce suas atividades em um ambiente seguro e protegido é mais feliz. Por isso, desempenha suas tarefas com afinco e preocupação em fazer o melhor possível.

Aumento do engajamento com a empresa

Funcionários que se sentem valorizados tendem a confiar mais na empresa em que trabalham. Assim, a rotatividade (turnover) é menor e, consequentemente, os gastos com recrutamento diminuem.

Redução de custos com afastamentos

A diminuição no número de acidentes de trabalho faz com que a empresa tenha menos gastos com ações indenizatórias e com afastamentos pelo INSS. Além disso, ela também sofre menos com a queda de produção relacionada a altos índices de absenteísmo.

Aumento da produtividade da empresa

Em conjunto, todos os benefícios citados anteriormente contribuem para o aumento da produtividade da empresa. Afinal, os treinamentos de segurança melhoram o desempenho da equipe e reduzem os custos da empresa.

Quando os treinamentos de segurança do trabalho devem ser realizados?

A empresa deve oferecer treinamentos de segurança a seus colaboradores sempre que julgar necessário. Veja algumas situações em que eles são recomendados:

  • admissão de novos funcionários;
  • mudança de função de colaboradores;
  • crescimento no número de acidentes de trabalho ou nos índices de afastamento;
  • alteração na forma de executar determinada atividade;
  • necessidade de padronização de hábitos na empresa.

O melhor momento para investir na educação dos colaboradores é antes que os acidentes aconteçam. Assim, os treinamentos de segurança do trabalho não são um custo para a empresa, mas sim um investimento cujo retorno poderá ser visto rapidamente com o aumento da produtividade.

Se você quer saber mais sobre os treinamentos de segurança do trabalho ou outras ferramentas para cuidar da saúde e do bem-estar dos seus colaboradores, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!