Qualidade de vida no trabalho: entenda o papel da academia corporativa

Que empresa não deseja o melhor desempenho dos seus colaboradores? Para isso, é preciso reunir esforços para aumentar a satisfação da equipe, investindo na qualidade de vida no trabalho. A disponibilização de uma academia corporativa, por exemplo, é uma das formas de melhorar o clima organizacional e ter funcionários mais felizes.

Isso acontece porque as atividades físicas promovem o bem-estar mental e físico. Quando os benefícios da prática de exercícios são trazidos diretamente para o ambiente de trabalho, os colaboradores ganham saúde, disposição e autoconfiança. Quer saber como isso ocorre? Continue lendo o nosso artigo!

Como os exercícios físicos melhoram o desempenho cognitivo?

A prática de atividades físicas libera sinalizadores bioquímicos que facilitam a comunicação entre os neurônios. Como resultado, processos como a criatividade e a memória são melhorados.

Além disso, se exercitar eleva a produção de serotonina, um neurotransmissor importante para a manutenção do foco e da concentração. A autoestima e o bem-estar emocional também são estimulados por essa substância.

Qual o papel da academia corporativa na produtividade da empresa?

Pode parecer contraditório que colaboradores que se ausentam temporariamente do trabalho para se exercitar sejam mais produtivos. Entretanto, é exatamente isso que acontece.

Além de todos os benefícios cognitivos já mencionados, a prática de atividades físicas promove uma vida mais saudável, prevenindo diversas doenças. Por isso, investir em uma academia corporativa é importante também para reduzir afastamentos por problemas de saúde.

Os exercícios ainda estimulam a liberação de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Em outras palavras, quem se exercita é mais feliz (e trabalhará mais disposto).

Resumindo, incentivar a prática de atividades físicas entre os colaboradores aumenta a produtividade da empresa por diversas razões:

  • melhora a memória, ajudando nos processos de aprendizagem;

  • aumenta a criatividade e a capacidade de inovação;

  • estimula a concentração e a habilidade de ignorar distrações;

  • reduz os níveis de absenteísmo;

  • contribui para a qualidade de vida no trabalho.

Como incentivar a prática de exercícios físicos na equipe?

A empresa deve mostrar aos colaboradores os benefícios dos exercícios físicos e apoiar o esforço da equipe. Essa é uma forma de demonstrar que os colaboradores são valorizados, contribuindo para a redução da rotatividade de pessoal (turnover).

Além da academia corporativa, há outras maneiras de incentivar os colaboradores a se exercitarem. Por exemplo, é possível encorajar o pessoal a substituir os elevadores pelas escadas na hora de se deslocar entre os andares.

Outra forma de promover a saúde e ainda desenvolver os relacionamentos interpessoais é pela prática de esportes coletivos. Assim, organizar partidas entre os funcionários pode ser ótimo para a interação da equipe e incentivo ao trabalho em grupo.

Os exercícios físicos também podem ter caráter terapêutico, melhorando a vida de colaboradores que já sofrem com dores e estresse. A cinesioterapia laboral, por exemplo, é capaz de recuperar movimentos que tenham sido comprometidos pelo esforço diário. Por isso, ela deve ser incentivada, principalmente, entre funcionários submetidos a uma rotina física e mentalmente exaustiva.

Viu só? Incentivar a prática de atividades físicas é uma ótima forma de ter colaboradores mais satisfeitos e, por consequência, mais produtivos. Além disso, cuidar da saúde dos funcionários também é importante para reduzir os custos da empresa. Mais uma razão para promover os exercícios entre os trabalhadores.

Se você gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios da academia corporativa para seus funcionários e empresa, assine nossa newsletter para continuar recebendo dicas valiosas diretamente no seu e-mail!