Conheça os 5 TED Talks que todo gestor de RH deve assistir

A capacitação na gestão de pessoas tradicionalmente envolve cursos, treinamentos e palestras. Nesse sentido, os excelentes TED Talks para gestores de RH vêm ganhando cada vez mais importância.

Os TED Talks são palestras em vídeo organizadas pela TED (Technology, Entertainment, Design), instituição sem fins lucrativos de âmbito mundial. Elas discutem de forma objetiva ideias inovadoras sobre vários assuntos, incluindo aqueles ligados ao RH.

Quer ficar por dentro das maiores tendências e insights do setor? Então, continue a leitura e conheça agora os 5 principais TED Talks que são fundamentais para os gestores de RH. Acompanhe!

1. Como alimentar a criatividade

Elisabeth Gilbert, a notória autora do best-seller Comer, Rezar e Amar, defende em sua palestra que a criatividade é algo que pode ser alimentado por cada pessoa.

Ela foca no aspecto artístico, demonstrando que a criatividade não é restrita a um grupo especial de pessoas, muito menos fruto de eventos sobrenaturais. Entretanto, as dicas de Gilbert ajudarão todos que temem não ter boas ideias e soluções no futuro.

2. Sua linguagem corporal molda quem você é

Aqui, a psicóloga social Amy Cuddy explica que, além de fazer parte da nossa expressão corporal, a postura é uma forma de linguagem que representa a maneira como as pessoas nos enxergam.

Baseada em dados científicos que correlacionam poses de poder com o aumento do nível de testosterona e decréscimo do nível de cortisol, Cuddy explica que uma postura firme e aberta demonstra confiança e poder, além de trazer essa sensação para a nossa própria mente e corpo.

Em síntese, o alto nível de testosterona e o baixo nível de cortisol causados por uma postura imponente e aberta se relacionam a liderança, confiança e ousadia. Por outro lado, uma postura retraída denota medo, estresse e falta de poder.

3. Como grandes líderes inspiram ação

Em sua palestra de gestão, o consultor e escritor Simon Sinek apresenta um modelo eficaz de liderança que é chamado de “Círculo Dourado”.

O modelo é simples e parte do princípio de que existe um padrão de comunicação, pensamento e ação baseado em três perguntas básicas: o quê?; como?; e por quê?

De acordo com Sinek, os grandes líderes partem de um propósito maior, ou seja, do “por quê?”. Assim, eles abordam a situação de dentro para fora, em vez de pensar inicialmente apenas “no que” vender, por exemplo.

4. A surpreendente ciência da motivação

Para o analista de carreira Dan Pink, o que a maioria dos gestores pensa em termos de motivação está errado. Ele afirma que o modelo utilizado para motivar a equipe está ultrapassado, impactando negativamente na maneira de conduzir o negócio como um todo — e não apenas em relação aos funcionários.

Em seu TED Talk, Pink apresenta exemplos atuais e bem-sucedidos para mostrar o que realmente inspira e energiza as pessoas para que se tornem mais produtivas e realizadas profissionalmente.

5. O modo como pensamos sobre trabalho está falido

Nesse TED Talk para gestor de RH, o psicólogo Barry Schwartz provoca o público ao afirmar que é necessário repensar a gestão de pessoas, parando de encarar os trabalhadores como se fossem engrenagens de uma máquina.

Sua palestra demonstra que, para tornar o trabalho satisfatório, existem outros valores intangíveis além da recompensa financeira. Entretanto, eles são ignorados devido ao nosso modo tradicional de pensar e agir.

Você que é gestor de RH não pode deixar de assistir a essas palestras! São vídeos gratuitos, curtos e impactantes, disponibilizados no site da TED!

Gostou de conhecer as melhores TED Talks para gestor de RH? Quer mais dicas para inovar cada vez mais? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!