Doenças da coluna lombar podem ser identificadas no inicio da vida e evitar afastamento do trabalho por invalidez

Um estudo do Journal of Occupational & Environmental Medicine publicado mês passado (abril 2011) divulgou, através de um coorte de 30 anos retrospectivo, que doenças da coluna lombar são influenciadas por fatores externos e, portanto, podem ser identificadas desde cedo.

O estudo identificou que dores osteomusculares aumenta em 2,36 vezes o risco de invalidez no trabalho por doenças da coluna lombar. Já o uso frequente de analgésicos e doenças crônicas aumentam em 1,67 e 1,44 respectivamente a chance de ocorrência destas doenças em nossa coluna.

O estudo ainda chama a atenção que o grau de escolaridade apresenta chances de efeito negativo. Ou seja, quanto maior a escolaridade do trabalhador menor a chance de afastamento permanente do trabalho por doenças da coluna lombar. Essa informação vai ao encontro da nossa tese que as pessoas que atinguem níveis adequados de saúde são aquelas melhores conscientizadas e informadas.

Portanto, fica a dica. Evite ingerir remedios indiscriminadamente e qualquer problema de coluna, mesmo que pequeno, procure um médico. Essas atitudes podem salvá-la de uma afastamento precoce da sua capacidade produtiva.