Os benefícios da ergonomia para a saúde profissional

Tendo o entendimento de quais são os riscos ergonômicos em um espaço laboral, você já deve ter se conscientizado sobre a importância da adoção de programas preventivos.

Porém, para que realmente compreenda a relevância do que estamos falando, listamos alguns benefícios da ergonomia para a saúde profissional. Acompanhe!

Redução do sedentarismo dos colaboradores

Muitas pessoas dizem que não praticam atividades físicas por falta de tempo. Assim sendo, se as atividades puderem ser feitas na empresa, haverá redução do sedentarismo dos colaboradores.

Pequenas pausas durante a jornada de trabalho para fazer alongamentos e exercícios breves combatem o sedentarismo e diminuem as chances de várias doenças se desenvolverem.

Minimização de ausências e afastamentos

Com funcionários saudáveis, a empresa terá menos registros de ausências no trabalho por conta de doenças. Isso vale tanto para os males físicos, quanto para os mentais.

Aumento da produtividade

Com a saúde em dia, os colaboradores se sentirão mais produtivos e terão mais disposição para desenvolver as tarefas do seu dia a dia profissional.

Valorização dos colaboradores

Quando as empresas investem em saúde ocupacional, demonstra aos seus colaboradores que se preocupa com eles. Dessa forma, os profissionais se sentirão mais valorizados e felizes em seu local de trabalho.

As melhores maneiras de reduzir o risco ergonômico no ambiente de trabalho

Depois de tudo o que já foi mencionado, já deve ter ficado claro que quanto menos riscos o ambiente de trabalho oferecer, melhor. Vale salientar que não existe uma empresa perfeita com índice zero de riscos ergonômicos — os acidentes acontecem e, infelizmente, essa é uma realidade dentro de firmas e indústrias.

A boa notícia é que os riscos ergonômicos podem, sim, ser evitados caso as medidas corretas forem tomadas. Se você quer promover um ambiente de trabalho mais seguro para os seus funcionários, então confira as dicas a seguir.

Identifique e avalie os riscos da sua empresa

Todas as empresas apresentam algum tipo de risco ergonômico, mas nem todos os riscos são os mesmos. Cada setor lida com um tipo de maquinário e realiza um trabalho específico, logo, cada negócio tem a sua própria lista de riscos ergonômicos no trabalho. Por exemplo: os de uma siderúrgica não são os mesmos que de uma construtora de imóveis.

Portanto, o primeiro passo a se tomar para se reduzir os perigos iminentes em uma empresa é analisar e listar cada um dos riscos. Esse tipo de avaliação deve ser feito por um profissional de segurança e saúde no trabalho.

Fique atento a alguns pontos essenciais que devem estar presentes na listagem dos riscos ergonômicos da sua empresa, como:

  • as condições de cada indivíduo;
  • os tipos de equipamentos dentro da empresa (máquinas, bancadas e instrumentos de trabalho);
  • as características do local de trabalho;
  • todos os processos dentro da empresa, ou seja, todas as atividades que são executadas.

Para quem deseja diminuir os riscos da empresa fazendo uma análise ergonômica, o e-Social pode ser de grande ajuda. Ele nada mais é do que uma plataforma que facilita o trabalho das empresas que precisam enviar dados e informações sobre seus funcionários. Por meio dele, os empresários podem cumprir com suas obrigações virtualmente.

Você deve estar se perguntando qual o vínculo entre o e-Social e a análise ergonômica do trabalho. Utilizando as ferramentas do e-Social as empresas podem planejar suas análises ergonômicas e enviar todos os dados para o site. Dessa forma, o governo terá acesso às informações, ou seja, poderá fiscalizar a sua empresa de perto. Um negócio que cumpre com seus deveres trabalhistas é certamente visto com bons olhos.

Além do e-Social, há outra solução para as empresas que querem evitar o engavetamento de análises ergonômicas. Se você tem dificuldade para gerenciar as conformidades e armazenar documentos da gestão de SST, saiba que a Health&Care poderá ajudá-lo na resolução de problemas.

 

Plataforma Web que vai lhe ajudar na gestão de risco ocupacional e ergonômico

Hergon é a plataforma web para gestão de risco ocupacional e ergonômico que vai lhe ajudar a gerenciar as situações de risco da sua empresa de forma inteligente — e tudo isso 100% online! Você vai poder incluir as situações de risco e classificá-las conforme o grau de urgência.

Você também pode colocar a sua própria equipe para trabalhar na plataforma, determinando tarefas para cada não conformidade do relatório da sua empresa e designando responsáveis por cada etapa do check list de execução. 

Garantimos que a nossa plataforma deixará tudo mais rápido e prático para você e para a sua equipe! Acesse e cadastre-se para conhecer. Ganhe acesso free para gerenciar 30 postos de trabalho (funções).

Fechar Menu
WhatsApp chat