5 dicas de ouro de ergonomia no trabalho home office para ser mais produtivo!


A ergonomia no trabalho é um assunto muito importante, não é mesmo? Por esse motivo, ela deve ser observada até mesmo por quem realiza atividades no modelo home office — para que seja possível garantir a postura adequada e um local de trabalho de acordo com o que está presente nas empresas.

Esses fatores são fundamentais para a saúde do trabalhador e garantem que não haverá qualquer tipo de problema futuro com relação a consequências de más decisões.

Neste post, nosso objetivo é mostrar para você como todo trabalhador — até mesmo quem trabalha em casa — deve observar determinados pontos para garantir tanto a sua saúde física quanto a sua segurança. Acompanhe!

Erros comuns no home office

Geralmente, quando se fala em home office, é comum pensar em trabalhar em qualquer mesa e cadeira sem qualquer tipo de preparação prévia do ambiente e sem tomar os cuidados necessários.

O que se esquece é que, mesmo em casa — um ambiente mais relaxado e menos formal —, o tempo gasto para realizar as atividades é praticamente o mesmo que se gastaria dentro do ambiente de uma empresa.

Podemos elencar como principal erro de quem trabalha em regime de home office o de não contar com uma mesa e cadeira específicos para desenvolver suas atividades — um ponto primordial.

O segundo erro mais comum cometido pelos profissionais que atuam em casa é realizar suas atividades deitados no sofá ou até mesmo na cama. Manter-se em posições como essa é extremamente prejudicial ao profissional, que, em pouco tempo, pode começar a sofrer de dores nas costas devido à má postura.

Dicas para manter a ergonomia no trabalho

É comum que as pessoas pensem que não podem ter ergonomia no home office, até mesmo por se tratar de um modelo de trabalho que ainda é pouco difundido no Brasil e não ser muito conhecido.

Porém, é possível criar diversos hábitos que podem melhorar a experiência do trabalhador e diminuir lesões no futuro. A seguir, listamos algumas dicas de como melhorar esse aspecto no ambiente de trabalho em casa.

1. Escolha um local adequado para o trabalho

Trabalhar em home office é um desafio, pois somos tentados a utilizar qualquer local, porém isso não é o ideal. É preciso escolher um local adequado e, de preferência, adquirir uma cadeira e uma mesa especialmente para realizar as tarefas, como dito anteriormente.

2. Esteja atento à postura

Segundo — e um dos pontos mais importantes —, é preciso que você esteja sempre atento à sua postura durante o trabalho. Por isso, evite se manter muito relaxado para que a coluna se mantenha ereta o tempo todo.

3. Faça exercícios de alongamento

Pode ser que você pense que o alongamento só possa ser feita dentro de uma empresa por conta da necessidade de orientação de um profissional qualificado. Porém, é possível realizar a atividade com o apoio de uma plataforma como o Youtube, que reúne muito conteúdo sobre o tema.

Aqui é preciso frisar que alguns cuidados precisam ser tomados para verificar os exercícios que serão realizados, assim como a qualificação do profissional que está repassando as informações.

4. Pratique Yoga

A Yoga é outra prática que pode trazer muitos benefícios para os trabalhadores que atuam em home office. Isso porque ela auxilia na concentração e também na postura, o que melhora a qualidade de vida de quem a pratica.

5. Exercite as mãos

Uma técnica mais simples que o alongamento e que pode ser aplicada sem problemas são os exercícios com as mãos para evitar dores em geral na região. Para realizá-los, também é possível buscar por orientação de profissionais qualificados.

Como você pode perceber, a ergonomia no trabalho é um assunto que é preciso ser levado a sério mesmo para quem trabalha em regime home office. Ao seguir as dicas acima, você cuidará da sua saúde e se tornará mais produtivo, já que vai ter mais qualidade de vida.

Gostou do conteúdo deste post? Temos muito mais informações interessantes para você em nossa página do Facebook! Então nos siga agora mesmo!