Saúde preventiva: entenda o que é e sua importância


A saúde preventiva consiste na precaução de lesões ou doenças por meio de ações antecipadas, em vez de curá-las ou tratar os seus sintomas. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos usuários e o foco é a antecipação da doença ou o diagnóstico precoce da enfermidade, proporcionando a agilidade no tratamento. Assim, é muito importante que você invista na medicina preventiva no ambiente profissional.

Muitas empresas de sucesso entendem que assegurar a saúde dos seus funcionários é essencial para garantir o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores, além de evitar problemas futuros na instituição.

Neste post, vamos abordar sobre a saúde preventiva, a importância para a organização e quais os impactos na vida dos colaboradores. Quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura!

O que é a saúde preventiva e qual a sua importância?

A medicina preventiva é dividida em 4 focos de atuação: a primária, que evita a doença chegar na pessoa e impede que ela se hospede no organismo; a secundária, que inclui mecanismos de diagnósticos e tratamentos para doenças iniciais; a terciária, que atua diminuindo o impacto negativo provocado pela doença; e a quaternária, que inclui métodos que evitam os efeitos colaterais de intervenções médicas.

Atualmente, as empresas oferecem plano de saúde aos seus funcionários, entretanto as pessoas só o utilizam quando enfrentam alguma doença ou dificuldade. Assim, somente oferecer o plano não é uma medida vantajosa, pois os funcionários não se concentram na prevenção primária ou secundária, descobrindo a doença quando ela está presente e ativa.

Por isso, é muito importante investir na medicina preventiva, pois o investimento proporciona um retorno positivo para a sua empresa, além de minimizar faltas, atrasos e promover a autoestima do colaborador.

Quais os impactos na vida dos colaboradores?

A decisão de implantar a saúde preventiva é importante, pois a empresa consegue ver os resultados em sua equipe. Com a saúde em dia, os colaboradores têm maior qualidade de vida e, com isso, faltam menos ao trabalho. Uma boa alternativa é implementar programas como a ginástica laboral, os cuidados com os riscos de acidente de trabalho, a diminuição do estresse e programas de reeducação alimentar.

Assim, com a boa saúde, os colaboradores se sentirão mais motivados, melhorarão a produtividade, se sentirão mais seguros em realizar as tarefas e terão orgulho de pertencer a empresa em que trabalham.

Qual a importância de promover ações que incentivam os exames preventivos?

As iniciativas da promoção da medicina preventiva podem trazer um retorno financeiro significativo para a instituição na medida em que exoneram o plano de saúde, diminuem as faltas e melhoram a produtividade dos colaboradores que estarão mais satisfeitos.

O compromisso com a saúde dos colaboradores causa resultados positivos, visto que os funcionários se sentirão mais orgulhosos em pertencer a uma empresa que se interessa pelo seu conforto. Isso melhorará a reputação da organização, fazendo com que seja vista como uma boa empregadora, facilitando o recrutamento de talentos.

Se você deseja melhorar o desempenho da sua equipe e dos demais funcionários da sua empresa, entenda a importância da saúde preventiva. Ela pode trazer bons resultados para o seu negócio, além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Por isso, invista nesse ramo!

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto tratado neste post ou deseja obter alguma informação específica, entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudá-lo.

Powered by Rock Convert