Diminua a repetitividade no trabalho com 5 soluções ergonômicas


O excesso de repetição de uma tarefa traz uma série de problemas para os colaboradores. Além de poder ocasionar diversas dores (nas costas, no ombro, no pulso), aumenta o nível de estresse e, por consequência, promove conflitos interpessoais.

Nesse sentido, há algumas soluções ergonômicas que são úteis, tais como: realizar pequenas pausas ao longo do expediente, intercalar as tarefas mais repetitivas e incentivar a prática de ginástica laboral. Logo, com tais ações, pode-se observar grandes melhorias na produtividade.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para você. Conheça as melhores soluções ergonômicas para diminuir a repetitividade no trabalho, otimizar a qualidade de vida e aumentar a felicidade da equipe. Siga lendo e boa leitura!

1. Intercale as tarefas repetitivas ou desgastantes

Um ponto interessante é intercalar as tarefas mais repetitivas, garantindo que o mesmo profissional, ao longo do trabalho, realize movimentos diversos. Logo, não é preciso “perder” produtividade, basta apenas realocar o colaborador de forma estratégica.

Nesse quesito, no entanto, é preciso um bom planejamento. A falta de definição das tarefas que precisam ser feitas e dos resultados que devem ser entregues implica em perda de tempo, além de deixar o funcionário mais confuso.

Como solução, basta criar uma planilha com as tarefas diárias. Nela, deve-se ter as atividades que precisam ser intercaladas, os horários específicos, as entregas esperadas e os períodos para descanso. Assim, pode-se otimizar o alinhamento.

2. Invista em programas de ginástica laboral

A ginástica laboral é uma solução cada vez mais presente nas empresas que valorizam seus funcionários, afinal, oferece uma série de benefícios. Além de aliviar o estresse, melhora a postura dos trabalhadores, fortalece a musculatura, mitiga inflamações/traumas e previne casos de LER/TOC.

Para ficar claro, a ginástica laboral compreende um conjunto específico de exercícios de alongamento, feito no ambiente de trabalho e durante o expediente. Todavia, é necessário contar com instrutores especializados.

3. Reduza o nível de estresse no trabalho

Uma das maiores ameaças à qualidade de vida no trabalho e até mesmo à saúde dos colaboradores é o estresse, chamado de “o mal do século”. Em um ambiente estressante, ocorrem mais conflitos, erros e acidentes que o comum.

Por esse motivo, é importante traçar estratégias para mitigar o estresse no ambiente de trabalho. É possível, por exemplo, implementar uma academia corporativa, melhorar a fluidez do diálogo interno, analisar a ergonomia dos móveis ou oferecer maior flexibilidade nos horários de trabalho.

4. Realize pequenas pausas no expediente

O expediente de trabalho é longo e, por vezes, realmente cansativo. Exigir demais dos profissionais pode culminar em diversos problemas de ordem física e mental, como já citado no início do artigo. Por isso, é importante fazer pequenas pausas.

Não há um limite específico de tempo, contudo, informe aos profissionais que devem fazer uma pausa de 7 a 10 minutos para descansar, se alongar ou tomar uma xícara de café ao longo do expediente.

Alguns gestores pensam que essas pequenas pausas afetam a produtividade e a competitividade do negócio, o que não é verdade. Nesses momentos, é possível descansar a mente, aliviar o estresse e se revigorar para, posteriormente, entregar mais resultados.

5. Conte com um parceiro especializado

É preciso reconhecer que nem sempre há, dentro da empresa, o know-how para melhorar a qualidade de vida e/ou eliminar a repetitividade no trabalho, devendo-se contar com a ajuda externa e especializada.

Uma empresa que oferece serviços para qualidade de vida e bem-estar pode atuar nas mais diversas vertentes, desde a análise ergonômica inicial, objetivando identificar gaps que precisam ser eliminados ou corrigidos, até a implementação das melhores práticas, como a ginástica laboral ou treinamentos funcionais.

A contratação desse tipo de serviço é, também, uma forma de demonstrar que se importa com os colaboradores. Dessa forma, além de melhorar a qualidade de vida, será possível aumentar a motivação dos profissionais e reter os talentos.

Como se pôde observar, existem diversas soluções ergonômicas para eliminar a repetitividade no trabalho, então não deixe de aplicá-las. Cuidar da saúde e do bem-estar dos profissionais é essencial para que eles produzam mais e melhor, além de melhorar a imagem da firma e destacá-la das concorrentes.

Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Siga-nos no Facebook e acompanhe nossas novidades. Vamos lá!

Powered by Rock Convert