Você sabe o que é DDS? Descubra aqui!


Garantir a produtividade dos funcionários sem negligenciar sua saúde e qualidade de vida é uma das mais importantes responsabilidades do engenheiro do trabalho. Por isso, você precisa saber o que é DDS, uma importante ferramenta que visa disseminar as boas práticas de segurança no ambiente laboral.

Essa é uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações, visto que garante a integridade física dos colaboradores, cria um ambiente de trabalho seguro e traz grandes benefícios para a empresa.

Por isso, vamos explicar o que é o DDS e seus objetivos, além de mostrar sua importância para a empresa. Confira a seguir!

O que é DDS?

A sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança, uma ferramenta que teve início nos anos 90 e faz parte da Política de Segurança das organizações. Trata-se de uma medida preventiva no contexto de saúde e segurança do trabalhador.

O DDS é uma forma de treinamento, realizado como um bate-papo conduzido pelos gestores, membros da CIPA ou profissionais (técnicos ou engenheiros) do setor de segurança do trabalho. Na reunião, a conversa é objetiva e de curta duração — de 5 a 15 minutos —, mas sua importância é enorme.

A prática do DDS tem como objetivo expor temas sobre os cuidados na rotina de trabalho, visando a prevenção de acidentes e a análise preliminar dos riscos de segurança. O diálogo pode englobar orientações sobre a preparação adequada do ambiente de trabalho, o uso correto de ferramentas e equipamentos e, ainda, técnicas de primeiros socorros.

Por que o DDS é importante?

Esta medida traz vários benefícios para o colaborador, bem como para a empresa. Veja por que a implementação do DDS é importante e necessária:

Cria conscientização sobre segurança no trabalho

Um dos principais objetivos do DDS é conscientizar os trabalhadores sobre a importância dos cuidados no trabalho e das práticas de segurança. Questões como postura, qualidade de vida e produtividade são fundamentais para garantir a saúde e a segurança dos funcionários.

Diminui o índice de acidentes no trabalho

Outro grande benefício do DDS é seu caráter preventivo, que busca alertar os funcionários sobre os riscos profissionais que podem ocorrer nos locais de trabalho e os meios para preveni-los. Isso contribui significativamente para diminuir acidentes, como incêndios, choques elétricos e demais riscos de segurança.

Reduz custos com assistência médica

O DDS ajuda a garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários, além de proporcionar um ambiente de trabalho seguro. Assim, a medida previne acidentes e evita doenças ocupacionais, reduzindo custos com assistência médica, além de diminuir a taxa de absenteísmo, afastamentos e inassiduidade no trabalho.

Aumenta o comprometimento dos funcionários

Com o DDS, os funcionários se sentem mais valorizados, o que, consequentemente, gera uma equipe de qualidade, mais satisfeita e comprometida não só com o trabalho que realiza, mas também com a política e os objetivos da empresa.

Melhora a produtividade dos funcionários

Num ambiente seguro e com uma boa cultura de saúde e segurança no trabalho, é possível melhorar a performance dos funcionários e trazer melhores resultados para a empresa, aumentando a produtividade sem colocar em risco a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

O que fazer antes de realizar um DDS?

O Diálogo Diário de Segurança deve ser feito antes do expediente, a fim de dar as orientações para a equipe e explicar as medidas de segurança que deverão ser seguidas nas atividades laborais.

Antes do diálogo, deve-se informar aos trabalhadores sobre o que é essa ferramenta e porque ela está sendo implantada na empresa. Assim, o colaborador entende sua importância para evitar danos à saúde e acidentes no trabalho, compreendendo que seu papel é um elemento-chave nesse processo.

Como você viu, essa é uma importante medida preventiva, cada vez mais adotada pelos profissionais da segurança do trabalho. Agora que você sabe o que é DDS, deixe um comentário no post! Conte para gente a sua opinião sobre a ferramenta e não deixe de implementá-la na sua empresa!