Saiba como melhorar a gestão de saúde corporativa da sua empresa


A saúde corporativa é essencial para garantir a produtividade dos colaboradores da empresa. Muitas vezes, as companhias não adaptam seus espaços para longas jornadas de trabalho — o que pode prejudicar o bem-estar e a atenção dos funcionários.

Por isso, é muito importante que as organizações invistam na qualidade de vida dos seus colaboradores dentro e fora do ambiente corporativo. Neste post, vamos explicar quais adaptações podem ser feitas na empresa para melhorar a saúde dos funcionários. Ficou interessado? Então continue lendo!

Confira 5 boas práticas para melhorar a saúde corporativa

Algumas medidas simples podem ser suficientes para melhorar os hábitos de vida dos funcionários da empresa e garantir a eles mais conforto no trabalho. Confira abaixo nossas dicas!

1. Estimular a ginástica laboral

A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios de alongamento, relaxamento, coordenação motora e fortalecimento muscular. A prática é conduzida por um profissional e é realizada em diferentes departamentos da companhia. O propósito é evitar casos de Lesão por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.

2. Incentive a prática esportiva

Incentivar a prática de esportes é outra forma de promover a saúde corporativa. Para isso, a companhia pode organizar maratonas ou competições amigáveis entre os funcionários, com o objetivo de promover mais qualidade de vida. Além disso, a ação ainda promove maior interação entre os colegas de trabalho!

3. Oferecer planos de saúde

Oferecer um plano de saúde para os funcionários é uma ótima forma de estimular check-ups periódicos e prevenir doenças. Por isso, é interessante que a empresa busque convênios parceiros para seus colaboradores.

4. Invista em programas de prevenção

Apostar em campanhas preventivas é mais uma maneira de garantir a saúde dos seus colaboradores. Para isso, pode-se distribuir materiais educativos para os trabalhadores através de panfletos, cartazes, e-mails e flyers. Além disso, a empresa também pode promover palestras com especialistas sobre boas práticas de prevenção e saúde no trabalho.

5. Faça uma análise ergonômica

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) prevê as condições de trabalho para os funcionários, tais como:

  • mobília;
  • transporte e levantamento de carga;
  • organização do trabalho;
  • equipamentos;
  • níveis de ruído;
  • iluminância;
  • conforto térmico;
  • temperatura, umidade e velocidade do ar.

Com essa análise, a empresa pode implementar as melhorias necessárias para oferecer um ambiente de trabalho mais seguro para seus funcionários, contribuindo para seu bem-estar, saúde e desempenho.

Entenda a importância de investir na saúde corporativa

Investir na saúde corporativa da sua empresa é uma ótima forma de melhorar a produtividade dos seus funcionários e aumentar a satisfação dentro da companhia. Além disso, uma organização que investe no bem-estar dos seus colaboradores aumenta a deles permanência na empresa, reduzindo a rotatividade e o risco de afastamento por lesão no trabalho. Por isso, investir na qualidade de vida dos trabalhadores é essencial para garantir um ambiente saudável e seguro.

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