5 táticas para melhorar constantemente o desempenho da equipe

A maioria dos objetivos e metas de uma organização só podem ser alcançados por meio do trabalho conjunto dos seus profissionais. Por isso é importante saber como melhorar constantemente o desempenho da equipe.

Nesse processo, é preciso investir em práticas que otimizem a qualidade de vida no trabalho, melhorem a comunicação interna e fortaleçam o senso de meritocracia. No final, além da equipe de trabalho, todo o empreendimento será beneficiado.

Por isso criamos um post para você. Hoje, vamos compartilhar 5 táticas incríveis para melhorar constantemente o desempenho da equipe. Confira!

1. Aprimore o processo de comunicação

Já parou para refletir sobre a importância da comunicação? É por meio dela que os objetivos são compartilhados, bem como os resultados alcançados. Sem ela, é muito provável que cresçam os conflitos interpessoais, erros operacionais e desperdícios de insumos.

Por isso, é importante estabelecer um diálogo claro, aberto e eficaz com a equipe de trabalho. Para tanto, além de implementar novos canais de comunicação (murais de recados, intranet, aplicativos etc.), é preciso incentivar o real comprometimento de toda a liderança.

2. Invista no bem-estar no trabalho

Segundo pesquisa, empresas que investem no bem-estar dos profissionais são (em média) 86% mais produtivos e 70% mais rentáveis. O motivo é simples: as equipes sentem-se mais valorizadas pela organização, por isso comprometem-se com os resultados.

Para aprimorar a qualidade de vida, é possível começar analisando a ergonomia dos móveis, avaliando se estão adequados ao dia a dia dos profissionais. Também é possível investir em serviços de ginástica laboral, academia colaborativa e outros similares.

3. Estabeleça OKRs desafiadoras

OKR é o acrônimo de Objectives and Key Results, em português: objetivos e resultados-chave. Grosso modo, consiste em uma nova forma para se criar metas inteligentes e desafiadoras, as quais podem ser desdobradas e entendidas com mais facilidade.

Para criar uma OKR, é preciso ter um objetivo ambicioso em mente, como “eliminar o número de acidentes de trabalho em dois terços”. Depois, deve-se desmembrar esse objetivo em resultados alcançáveis no curto prazo, tais como:

  • treinar 100% do time;

  • iniciar uma semana interna de prevenção de acidentes;

  • adquirir 10 novos EPIs (Equipamento de Proteção Individual).

4. Otimize o senso de meritocracia

Quando os profissionais entendem que são recompensados por suas conquistas no trabalho, tendem a se empenhar muito mais. Por isso, é importante desenvolver um forte senso de meritocracia, o fazer por merecer dentro da empresa. Mas como fazer isso?

Associe cada uma das metas com recompensas desejadas pela equipe, tais como: um dia de folga, almoço com acompanhante ou mesmo uma viagem. Também é possível criar um plano de carreira, que balize o crescimento dos profissionais de acordo com seus resultados.

5. Inicie reuniões para análise de resultados

Para finalizar, é importante manter toda a equipe alinhada quanto aos atuais resultados da empresa. Para isso, é indicado realizar reuniões periódicas (no mínimo, mensais) e compartilhar os principais indicadores-chave de desempenho, como:

  • nível de absenteísmo;

  • número de acidentes de trabalho;

  • índice de retrabalho;

  • custo de produção;

  • nível de satisfação dos clientes.

Ao fazer isso, conseguirá manter toda a equipe focada em melhores resultados, além de criar um clima de transparência dentro da empresa. Também é possível utilizar a estratégia de gestão à vista, deixando esses indicadores disponíveis em painéis dentro da companhia.

Essas são dicas importantes. Ao aplicá-las, conseguirá uma equipe mais produtiva, comprometida e motivada na busca pelos resultados. No final, toda a companhia será beneficiada, nos seus mais diversos níveis e áreas.

Se você gostou do nosso conteúdo e está pronto para otimizar o desempenho da equipe, aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso post: Quick massage: o que é e quais são os seus benefícios?