Exaustão mental: o que é, quais os riscos e como evitá-la?

A exaustão mental é uma estado de esgotamento das capacidades mentais para o trabalho. Muitas vezes, a pessoa até possui uma disposição física, mas sente a mente atormentada e cansada. Consequentemente, esse indivíduo se sente perdido, pode ter problemas de memória e não consegue dar conta de elaborar questões mentais.

Situações como essa trazem diversos riscos à saúde do trabalhador. A exaustão mental pode causar, por exemplo, depressão e ansiedade, pois o sujeito fica abalado emocionalmente por não dar conta da carga de trabalho.

Mas como evitar isso? No post de hoje, apresentamos 3 maneiras de evitar a exaustão mental durante a rotina de trabalho. Continue a leitura e fique de olho!

1. Desenvolva hábitos de sono

Você costuma ir para a cama em horários diferentes a cada dia? Dorme pouco ou demais? Isso tudo está diretamente ligado à exaustão mental. Nosso cérebro precisa de uma rotina de sono bem definida para que consiga sempre relaxar no horário habitual.

Para que você conquiste essa regularidade no sono, é importante evitar trabalhar à noite. Quem já trabalha durante o dia e ainda leva tarefas para casa vai acabar perdendo o sono por estar preocupado com essas demandas.

Sendo assim, é importante guardar a noite para o relaxamento. Prefira tomar um bom banho e deitar mais cedo na cama. Um bom chá antes de ir dormir também pode ser uma ótima ideia! Assim, você relaxa, dorme bem e acorda com mais disposição.

2. Mantenha uma alimentação saudável

O nosso cérebro é uma das partes do corpo que exige maior consumo de energia. Nesse sentido, consumir calorias nocivas ou açúcar em excesso vai fazer de você uma pessoa mais cansada.

Da análise preliminar à gestão do risco ergonômico em poucos cliques!
Por isso, é preciso reajustar a alimentação. Prefira alimentos orgânicos. Frutas, legumes e hortaliças são ótimos para equilibrar a energia corporal e deixar a mente descansada. Além disso, tomar água regularmente ajuda a manter o metabolismo sob controle.

3. Faça exercícios físicos

Pode parecer uma contradição, mas quanto mais você se exercita, mais energia terá! Isso porque, durante uma atividade física, seu organismo libera substâncias que trazem sensação de bem-estar e que eliminam a tensão do dia a dia.

Nesse sentido, uma boa recomendação é a prática de ginástica laboral. Trata-se de um conjunto de exercícios físicos simples, realizados sob orientação de um profissional especializado. Realizada no próprio ambiente e horário de trabalho, ela não tem contraindicações, pois os exercícios são supervisionados e de baixa intensidade.

Dentre os benefícios da ginástica laboral, destacam-se a prevenção de doenças ocupacionais, a redução do sedentarismo e a diminuição do estresse. Além disso, há diversos tipos de exercícios, de acordo com a necessidade específica do trabalhador.

Essas foram algumas maneiras de evitar a exaustão mental. É importante que as empresas fiquem atentas aos colaboradores para evitar que esse tipo de situação aconteça no ambiente de trabalho. Implantando um sistema que avalia a saúde mental do trabalhador, vai ficar mais fácil de identificar a exaustão mental.

E então, pronto para conquistar mais energia? Como vimos, a ginástica laboral pode ser um bom remédio contra a exaustão mental! Quer saber mais sobre ela? Conheça agora mesmo os benefícios diretos da ginástica laboral na saúde ocupacional.