Você conhece os benefícios da ginástica laboral na saúde ocupacional?


As exigências profissionais podem acarretar diversas consequências físicas e psicológicas. Para minimizar esses problemas, cada vez mais as empresas estão investindo nos benefícios da ginástica laboral.

A atividade física é indispensável e, quando realizada durante o expediente, promove por alguns momentos um ambiente de descontração e relaxamento no próprio local de trabalho. Isso traz inúmeras vantagens para o empregado e para a empresa!

Quer saber mais? Então, confira nosso post de hoje, fique por dentro da tendência e entenda os benefícios que a ginástica laboral traz para a saúde ocupacional! Vamos lá?

A ginástica laboral

Tendo por objetivo melhorar a saúde do trabalhador, a ginástica laboral é uma série de exercícios físicos simples, orientados por profissional especializado.

Essa atividade regular de curta duração é realizada no próprio ambiente e horário de trabalho. Não existem contraindicações, pois os exercícios são de baixa intensidade e supervisionados.

Os principais benefícios da ginástica laboral

A ginástica laboral traz benefícios para a saúde dos funcionários e também para o ambiente organizacional e o cotidiano de trabalho, influenciando positivamente na produtividade. Saiba quais são essas vantagens:

Previne as doenças ocupacionais

Os Distúrbios Osteomioarticulares Relacionados ao Trabalho e Lesões por Esforços Repetitivos (DORT/LER) são as principais responsáveis por afastamentos do trabalho.

Alongamentos e exercícios específicos ministrados durante a ginástica laboral previnem o surgimento dessas e outras doenças ocupacionais, minimizando as ausências de funcionários.

Reduz o sedentarismo

O sedentarismo é um dos grandes vilões da saúde, podendo desencadear problemas cardíacos, obesidade, diabetes, depressão, além de outros transtornos.

Em 2016, uma pesquisa do IBGE revelou que 75% dos trabalhadores brasileiros não praticam exercícios físicos de maneira regular. Esses dados são preocupantes, pois o sedentarismo reduz a produtividade e pode aumentar os casos de faltas ao trabalho, elevando custos e afetando a qualidade de vida dos colaboradores.

Para evitar esses transtornos, a ginástica laboral melhora o condicionamento físico. Isso acontece por meio de exercícios que recrutam todos os segmentos corporais, como a cabeça, a coluna e os membros superiores e inferiores.

Combate tensões do dia a dia

As cobranças por resultados e a ansiedade pela melhora da produtividade sobrecarregam o funcionário, principalmente aqueles mais comprometidos. Ao propiciar um ambiente descontraído que envolve todos no setor, a ginástica laboral desfaz possíveis situações de conflito na equipe.

Os exercícios e a percepção dos resultados obtidos pela ginástica laboral trazem benefícios psicológicos que interferem positivamente também na autoestima dos colaboradores.

Diminui o estresse

Além das exigências pessoais e sociais, o trabalho muitas vezes provoca desgaste físico e psíquico, gerando assim o estresse.

Sendo um fator determinante de competitividade e produtividade, detectar a ocorrência de estresse na equipe e gerenciá-lo é um fator diferencial de competitividade e produtividade. A ginástica laboral contribui de forma significativa para a sua redução.

Os benefícios da ginástica laboral também são sentidos na diminuição do cansaço após o trabalho, além da redução da fadiga mental e visual causada pelo uso constante do computador.

Menos custos com mais produtividade

A melhora do ambiente de trabalho e a diminuição dos casos de afastamentos por problemas de saúde, além de favorecer a imagem da empresa, aumentam a produtividade com importante redução de custos.

Viu só? As vantagens de um programa de ginástica laboral justificam a contratação de uma empresa confiável e especializada em qualidade de vida e bem-estar para as organizações.

Agora que você já entendeu melhor os benefícios da ginástica laboral, aproveite para conhecer o nosso serviço de análise ergonômica, clicando aqui!

Powered by Rock Convert