Você sabe o que é SIPAT e a importância para sua empresa?

A qualidade de vida no trabalho é um tema que tem ganhado muito destaque nas organizações, e uma das formas de promoção da qualidade de vida no trabalho é a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Neste post, vamos esclarecer o que é SIPAT, quais são seus principais objetivos e como organizar uma SIPAT efetiva. Confira!

Entenda o que é SIPAT

Prevista pela legislação trabalhista, a SIPAT é um programa obrigatório de segurança do trabalho e saúde organizacional. Com duração de uma semana e frequência anual, pode ser definida como um período no qual se realizam atividades direcionadas à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Conheça os principais objetivos da SIPAT

Como dissemos, a SIPAT visa a propagar informações relacionadas à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a fim de promover o conhecimento e a conscientização dos trabalhadores sobre a importância e as formas de prevenção de acidentes, promoção da saúde e da segurança no local de trabalho.

Ao proporcionar conhecimento teórico e prático que possibilite o cumprimento das normas de segurança, o evento também é uma oportunidade de reforçar programas de treinamentos já realizados.

Dessa forma, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho busca despertar atitudes preventivas no que diz respeito aos temas citados, o que favorece um ambiente de trabalho mais digno e seguro aos trabalhadores.

Saiba como organizar uma SIPAT efetiva

Para facilitar a organização da SIPAT em sua empresa, mostraremos a seguir 4 passos que garantem sua efetividade:

1. Prepare a equipe responsável

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) são os responsáveis pela elaboração da SIPAT. Em empresas onde não há o SESMT, é a direção quem define o responsável.

A equipe deve ter clareza de quem é o coordenador e de como será feita a divisão de tarefas.

2. Não deixe a organização do evento para a última hora

Organizar com antecedência é uma forma de garantir que tudo saia como o planejado, pois, mesmo em se tratando de um evento anual, a organização exige detalhes e dedicação.

3. Torne a SIPAT atrativa para os trabalhadores

Divulgue a data e o conteúdo da SIPAT para os funcionários para que eles se sintam convidados e queiram participar das atividades oferecidas. Para a divulgação, é possível usar cartazes, avisos em murais e internet.

4. Seja inovador

Os principais elementos da SIPAT são as atividades, portanto, é preciso garantir que o tema e as palestras sejam sobre assuntos pertinentes e inovadores. Para isso, anote sugestões dos próprios funcionários e estude quais comportamentos são importantes de serem trabalhados na empresa. Outra dica é usar metodologias que prendam a atenção dos funcionários, como dinâmicas e vídeos.

Agora você sabe o que é SIPAT, seus principais objetivos e como organizá-la. Para que tudo ocorra bem, é preciso que a CIPA registre em ata todas as reuniões sobre a SIPAT e a lista de presença nas atividades realizadas. Dessa forma, é possível comprovar a realização do evento e evitar problemas judiciais.

Gostou do post de hoje e quer saber mais sobre esse e outros temas? Siga nossa página no Facebook!