Como incentivar a alimentação saudável nas empresas?

A alimentação saudável nas empresas é algo de extrema importância, tanto para o empregado quanto para o empregador. A boa alimentação é o combustível para manter a disposição e a concentração nas tarefas do dia a dia, além de refletir diretamente na saúde e bem-estar.

A obrigação legal de uma empresa é oferecer qualidade e segurança na infraestrutura e nas condições de trabalho, mas cuidar da saúde dos funcionários é também uma forma de almejar o desenvolvimento e a produtividade da organização e seus colaboradores, um benefício recíproco para os dois lados.

Ver as vantagens da alimentação saudável nas empresas

É cientificamente comprovado que uma alimentação saudável é o segredo para a longevidade e para uma vida mais feliz. Uma boa alimentação inclui variedade de alimentos naturais, ricos em nutrientes e vitaminas essenciais à saúde.

A alimentação saudável nas empresas traz inúmeros benefícios, além de prevenir o risco de doenças, inclusive das doenças laborais. Ela traz mais disposição e energia à rotina do trabalhador, aumenta a autoestima, eleva o humor, auxilia na concentração e diminui os níveis de estresse.

Quer mais vantagens? Ao incentivar a alimentação saudável na empresa, o empregador motiva os seus funcionários a uma mudança de hábitos pessoais, diminuindo a insatisfação profissional. Com funcionários sentindo-se bem e percebendo que a empresa se preocupa com eles, a relação empresa-funcionários muda para melhor.

É como o ditado diz: “Quem ama cuida”. Se a empresa gosta dos seus funcionários, ela quer vê-los sempre bem e progredindo. Por outro lado, quem ama a própria vida também preza pela sua saúde, em favor próprio e daqueles que ama.

Promover a alimentação saudável na sua empresa

Independentemente de os seus funcionários fazerem as refeições no restaurante da empresa, trazerem a comida de casa ou se alimentarem fora do ambiente de trabalho, ainda assim é possível incentivar a prática da alimentação saudável.

Conscientizar sobre hábitos mais saudáveis

A conscientização é o primeiro passo para a mudança de hábitos saudáveis, sendo preciso apresentar aos seus funcionários os benefícios e as vantagens da alimentação saudável.

Crie um projeto de incentivo usando os meios de comunicação interna, como e-mail, cartazes e folhetos, contendo orientação nutricional e dicas para uma alimentação mais saudável.

Orientar profissionalmente

Promover palestras, consultas e até mesmo uma orientação on-line com profissionais das áreas ocupacional, médica e nutricional é muito importante para incentivo, acompanhamento e desenvolvimento da proposta.

Oferecer refeições mais saudáveis no ambiente de trabalho

Se a sua empresa serve refeições, junto ao nutricionista monte um cardápio mais saudável, apresente opções que sejam nutritivas, e ao mesmo tempo saborosas, e comunique o motivo e as razões da mudança.

Caso a empresa não disponha dessa infraestrutura, tente parcerias com restaurantes locais que ofereçam alimentação saudável, para que os funcionários tenham desconto nas refeições.

Criar metas para incentivar a mudança

Promover metas de incentivo mensal, propondo mudança de hábitos alimentares ou de consumo mínimo de alimentos saudáveis por dia, acompanhar e motivar os resultados frequentemente, oferecer reconhecimento ou premiação por essas atitudes também ajudam muito na motivação dos funcionários.

Incentivar outras práticas saudáveis no ambiente de trabalho

Além do incentivo da alimentação saudável nas empresas, você também pode motivar outras práticas saudáveis e tão importantes quanto a boa alimentação, como prática de esportes, ginástica laboral, ergonomia, redução no consumo de bebidas e tabaco.

Essas medidas colaboram para que o funcionário busque uma alimentação mais saudável também fora do ambiente de trabalho.

Gostou deste post? Então curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todo conteúdo relacionado ao bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho.